Sexta, 19 de março de 2010, 08h54

Imeq realiza Operação Páscoa em cinco cidades

O Instituto de Metrologia e Qualidade de Mato Grosso (Imeq-MT) realiza nesta quinta-feira (18/03) a primeira fase da Operação Páscoa, com a participação de profissional do Ministério da Agricultura. A princípio a verificação compreende os produtos de pescados congelados e glaciados, que são consumidos em grande quantidade nessa época que antecede a Páscoa. Foi identificada uma marca com SIF de outro Estado que não pode ser comercializado fora do território de origem. A Operação Páscoa acontece nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Primavera do Leste, Sinop e Brasnorte, em duas fases.

Os técnicos metrológicos do Imeq utilizam seis amostras de diferentes marcas para a análise. Na verificação, é observado se o produto é glaciado (se o pescado tem cobertura de gelo) e por meio do desglaciamento é verificado o peso líquido, que é do produto. O resultado desse peso deve estar em conformidade com o que está apresentado na embalagem. Além disso, em conformidade com a portaria 05/2006 do Inmetro. Durante o período de transporte e transferência das amostras para análise em laboratório, a temperatura do produto não poderá ser superior a -6ºC (menos seis graus Celsius).

Segundo o coordenador de Fiscalização do Imeq-MT, Bento Francisco Bezerra, a análise das amostras de peixe é muito difícil de ser feita. “Tempo cronometrado para tudo, desde a temperatura da água para o desglaciamento, tempo dentro da água e transporte na balança. Foi uma manhã toda para analisar quatro marcas de peixe, sendo que nesse mesmo período, quando se trata de outros itens, analisamos até 20 produtos”, frisou Bento.

Mesmo se tratando de poucas marcas verificadas até o início da tarde desta quinta-feira (18.03), foi possível detectar duas irregularidades. Uma marca foi reprovada por média de critério e um tipo de marca com SIF Estadual de Santa Catarina, portanto não poderia ser comercializado fora daquele território, mas chegou a Cuiabá.

Nesse caso a empresa é autuada, foi reprovada inclusive pelo Ministério da Agricultura, pois o produto não é liberado para vender. A fiscal federal agropecuária, Alessandra Paro, do Ministério da Agricultura, participa desta primeira etapa da fiscalização.

Ela orienta o consumidor a ficar atento na hora de comprar pescados embalados, a não consumir produtos que não apresentem na embalagem o selo do Serviço de Inspeção seja ele Municipal (S.I.M), Estadual (S.I.E ou S.I.S.E) ou Federal (S.I.F). “Na Lei do consumidor existe a responsabilidade solidária. Quem comercializa também é responsável por problemas que o produto pode gerar ao consumidor”, salientou Alessandra Paro.

OVOS DA PÁSCOA -
 A segunda fase da Operação Páscoa começa no dia 22 e vai até o dia 26 de março, quando serão verificados as castanhas e chocolates em barra, que são produtos utilizados para fazer os ovos caseiros. O principal foco são os produtos já embalados, alguns com brinquedos em seu interior. No dia 1º de abril acontecerá o exame desses produtos em laboratório do Imeq.

No ano passado houve um índice pequeno de reprovação de ovos. Das 50 marcas (aproximadamente), uma da linha industrial foi reprovada e outra do tipo de marca caseira, foram reprovadas, sendo que a industrial já tinha sido reprovada em outras épocas.

A fiscalização persistirá na verificação dos ovos em duas frentes: quantitativa (referente ao peso) e na qualidade dos brindes. “Quanto aos brinquedos que são um atrativo para a criançada, eles devem ter o certificado e estar dento das normas de segurança”, frisou Bento Bezerra.