Inadimplência em Mato Grosso registra maior queda mensal do ano, aponta CDL Cuiabá
Por: Assessoria de Imprensa - CDL Cuiabá
Na passagem de abril para maio, o indicador retraiu 3,2% e se manteve no mesmo nível no comparativo com o mesmo período do ano anterior
O número de consumidores com dívidas atrasadas em Mato Grosso teve a maior queda mensal de 2024. De acordo com levantamento no Núcleo de Inteligência de Mercado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a inadimplência caiu 3,2% em maio no comparativo com o mês anterior.
Em relação ao mesmo período de 2023, o indicador praticamente se manteve em patamar de estabilidade (-0,02%).
O levantamento aponta que 4 em cada 10 consumidores têm dívidas de até R$ 1 mil e pouco mais de 38% estão inadimplentes entre um e três anos. Cada devedor tem, em média, duas contas atrasadas. Já o valor médio dos passivos é de R$ 5.076,06.
Cerca de metade (49%) dos débitos da população com as finanças no vermelho são com bancos e demais instituições financeiras. Em segundo lugar aparecem as dívidas com o comércio (26,8%) e água e luz (10,9%).
Quanto à faixa etária, a maior parte dos endividados (26,7%) tem entre 30 e 39 anos, seguido pelo grupo entre 40 e 49 anos (21,7%). Em relação ao gênero, 53,82% são homens, enquanto 46,18% são mulheres. Ao todo, mais de 1,1 milhão de pessoas estão em situação de inadimplência em Mato Grosso.
Na visão do superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja, apesar do contingente elevado de devedores em atraso, a queda do indicador mostra relativa estabilidade no cenário estadual. Ele também avalia que a informalidade é um dos principais desafios no combate à inadimplência. “Muitas pessoas estão fora do mercado de trabalho formal, o que resulta em rendas instáveis e dificuldades para honrar compromissos financeiros regulares”.
O gestor destaca que uma parte das empresas tem disponibilizado negociações vantajosas para facilitar a regularização de dívidas dos consumidores. No caso dos aposentados, o adiantamento do 13º salário tanto em abril quanto maio, possibilitou o pagamento de pendências.
“Fomentar o empreendedorismo e criar oportunidade de geração de renda continuam sendo estratégias essenciais para reduzir a dependência das famílias em relação à informalidade”.
Soluções - Para ficar em dia com as obrigações e evitar riscos de fraudes e golpes, o consumidor pode buscar balcões de atendimento na CDL Cuiabá ou acessar o aplicativo “SPC Consumidor” para conferir a sua situação financeira. Por meio do SPC Brasil, o maior birô de crédito da América Latina, diversas ferramentas são disponibilizadas para auxiliar empresários na concessão e recuperação de crédito de forma segura e eficiente.
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Sobre a CDL Cuiabá - Com 51 anos de história, a instituição conta com 9 mil empresas associadas e visa unir forças para transformar Cuiabá no melhor lugar para empreender e morar. A entidade também produz soluções e serviços de economia operacional em contas de energia e telefone, segurança em transações on-line com a certificação digital, inteligência para concessão e retomada de crédito com segurança e recuperação de dívidas com o SPC Brasil.