Quarta, 15 de setembro de 2010, 08h46

Inadimplência registra queda

Os índices de inadimplência no Mato Grosso tiveram queda de 3,75% no acumulado até agosto, comparado ao mesmo número de meses de 2009. O número de inclusão de crédito também teve baixa, de 5,32%, e houve aumento de 8,32% nas vendas. Os dados são da Federação das Câmaras de Dirigentes Logistas de Mato Grosso (FCDL-MT)

Também foi divulgado o levantamento de Cuiabá pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), que apresentou um aumento de 12,54% no número de exclusões do serviço e queda na inclusão de nomes de 9,11% na capital, de janeiro a agosto deste ano.

Segundo o presidente da CDL Cuiabá, José Alberto Vieira de Aguiar, o consumidor está tomando mais cuidado ao comprar e os lojistas estão fazendo melhor gestão de crédito.

A comerciante Isabela Arruda ressalta que a logística da aprovação de crédito não assusta mais os clientes. Mesmo assim, a preferência atualmente é pela compra à vista.

“O ano de 2010 está sendo bem positivo para nosso setor.  Os consumidores têm realizado suas compras à vista. Estamos realmente animados para este final de ano e se continuar neste ritmo vamos bater as vendas para o Dia das Crianças, além do Natal”, avaliou Isabela.

Os consumidores avaliam essa baixa como fator positivo para o setor comercial e para a economia no Estado. Para a publicitária Joseane Carvalho, esta época todos tendem a quitar suas contas. “Durante o ano as pessoas correm para pagar suas contas, porém acredito que irá aumentar o dobro de quitação para as compras do Natal”, afirmou.

A advogada Débora F Moraes quitou suas dívidas que estavam em R$ 5 mil e agora pretende comprar somente à vista. “Passei meses sem comprar nada para pagar gastos de compras a prazo. Hoje só compro à vista, assim ajudo 100% meu bolso e o capital de giro das empresas”, falou.

De acordo com o presidente da CDL Cuiabá, nos meses de outubro, novembro e dezembro o número de pessoas pagando débitos registrados no SPC se acirra. “A inadimplência no acumulado até julho de 2010, segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) chega aos R$ 187.766.256,95. No comparativo com o mesmo período de 2009, quando o valor de dívidas registradas era de R$ 221.506.122,96, o índice de inadimplência caiu 15,2%”, informa José Alberto (Veja mais no www.folhadoestado.com.br)