Quinta, 11 de março de 2021, 15h07

Inadimplência se mantém estável no fechamento de fevereiro; CDL faz alerta para próximos meses

Conforme levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a inadimplência permaneceu estável em Mato Grosso quando comparada com o mês anterior. Na passagem de janeiro para fevereiro, o número de devedores no Estado cresceu 0,15%, totalizando aproximadamente 1,087 milhões. Na região CentroOeste, na mesma base de comparação, a variação foi de 0,15%. Quando comparado fevereiro de 2021 com o mesmo período de 2020, o número de inadimplentes caiu 4,16%. O dado ficou abaixo da média da região CentroOeste (2,79%) e acima da média nacional (5,17%).

A pesquisa mostra também que a abertura por faixa etária do devedor mato-grossense com participação mais expressiva continua sendo de 30 a 39 anos (26,35%), seguida pela de 40 a 49 anos (21,61%), 50 a 64 anos (19,32%) e 25 a 29 anos (13,28%), além disso, na passagem de janeiro para fevereiro de 2021, o número de dívidas cresceu 0,42%, totalizando aproximadamente 2,079 milhões. Na região CentroOeste, nessa mesma base de comparação, a variação foi de 0,11%. Já quando comparado fevereiro de 2021 com o mesmo período de 2020, o número de dívidas em atraso de moradores do Estado, caiu 6,68%, em relação a fevereiro de 2020. O dado ficou abaixo da média da região CentroOeste (5,22%) e acima da média nacional ( 8,28%).

De acordo com o superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Fábio Granja, “quando calculado de forma proporcional a faixa etária, de 25 a 29 anos torna-se a faixa com participação mais expressiva. Os motivos principais passam pela cultura voltada mais para o consumo, além de ser uma faixa etária que inicia uma responsabilização com despesas de família, tais como: energia, água, telefone, supermercados, aluguel, plano de saúde, financiamento de veículo, imóvel, entre outros”, explicou ele.

Já em relação ao setor com participação mais expressiva do número de dívidas em fevereiro no estado permaneceu os bancos, com 31,80%, seguido do comércio com 31,55% do total de dívidas.

Sobre o número médio de dívidas por cidadão, o levantamento mostra que em fevereiro de 2021, cada consumidor inadimplente tinha em média 1,913 dívidas em atraso. O número ficou acima da média da região CentroOeste (1,864 dívidas por pessoa inadimplente) e acima da média nacional registrada no mês (1,787 dívidas para cada pessoa inadimplente).

Contudo, para Granja ainda, é importante alertar que “com as novas restrições às atividades econômicas, principalmente bares, restaurantes e lojas de shoppings, somado com o setor de eventos e educação prejudicados desde o primeiro semestre de 2020, o número de inadimplentes poderá se elevar nos próximos meses. A segunda onda da COVID-19 tem causado redução da confiança de empresários e consumidores. Os prejuízos somados com diversos fatores que geram instabilidade na roda da economia resulta em um ciclo negativo com falência de empresas, desemprego, redução da renda de famílias, redução de consumo e consequentemente aumento da inadimplência”, disse ele.