Quinta, 04 de fevereiro de 2010, 10h42

Indústria: indicadores positivos

Com números acima da média nacional, Mato Grosso fechou o ano de 2009 de forma positiva na indústria, apontando para um crescimento ainda maior em 2010. Dados dos indicadores econômicos apresentados ontem pelo presidente da Federação da Indústria do Estado de Mato Grosso - Fiemt, Mauro Mendes mostram que a arrecadação de impostos no Estado apresentou em 2009 índice positivo de 7,8%, muito superior ao desempenho nacional que foi de 1,8%. “Mato Grosso manteve o ritmo acima da média nacional, mostrando nossa resistência à crise, e a perspectiva é fechar 2010 com índice de 10% seguindo o ritmo dos últimos anos”, destaca Mendes.

O presidente da Fiemt lembrou que com a crise econômica internacional deflagrada no último trimestre de 2008 o crescimento da economia estadual, que vinha em ritmo acelerado, se retraiu. Mas, apesar disso, foi possível fechar 2009 com crescimento positivo. “Foi um ano muito bom e a indústria vai continuar crescendo acima da média em Mato Grosso”.

Os números mostram que o ICMS total que apresentou crescimento de 20,7% em 2008 cresceu apenas 2,4% em 2009, refletindo o efeito da crise. Na indústria, o desempenho foi de um crescimento de 27% em 2008 contra 9,6% em 2009, mas mesmo assim superior aos 2,4% do total estadual, demonstrando a resistência do setor em relação a crise.

Os dados da Fiemt também apontam variação positiva em relação ao consumo de energia, da ordem de 6%. Houve uma desaceleração por conta da crise, mas ainda assim o desempenho foi positivo. Tanto o consumo total do Estado, como o consumo industrial registraram crescimento de 6%, diferente dos números nacionais que apresentaram queda de 1,1%, puxado pela indústria com taxa negativa de consumo de 8%.

Balança Comercial – Outro ponto positivo destacado por Mendes diz respeito aos números da balança comercial. Apesar da forte desaceleração nas vendas externas no comparativo 2009/2008 o índice foi de 8,7%, número altamente positivo em relação ao desempenho do país que foi de – 22,7% no mesmo período. Mato Grosso foi o único Estado que apresentou taxa positiva dentre os exportadores, saindo da 10ª posição para a 6ª no ranking nacional, além de registrar o 2° maior superávit do país, atrás apenas de Minas Gerais. O estado contribuiu com 1/3 do resultado da balança comercial do país.

Apesar do números positivos da arrecadação a geração de empregos formais no Estado não seguiu o mesmo ritmo em 2009. O saldo é positivo, de 0,9%, mas bem inferior ao de 2008 que foi de 3,3%. No entanto, a projeção para 2010 é de crescimento considerando os investimentos na área de infraestrutura do Estado, com a realização da Copa do Mundo em 2014. O mercado da habitação deve acelerar a geração de empregos. Na verdade, de acordo com Mendes, há uma preocupação com a oferta de mão-de-obra, em função de todos os projetos já delineados.

Mas não é apenas o setor da construção civil que pode enfrentar problemas com a alocação da mão-de-obra. Segundo Carlos Vitor Timo, assessor econômico da Fiemt, parte da indústria de alimentos, como é o caso da Brasil Foods que já está operando no interior, está necessitando reduzir o uso da capacidade instalada em razão das dificuldades enfrentadas relativas à mão-de-obra.

Fonte: Diário de Cuiabá