whatsapp
Notícias /
Sexta, 13 de novembro de 2009, 13h40
| Tamanho do texto A- A+

Inovação: embalagem pode decidir compra de produtos


A embalagem tem impacto direto nas vendas de uma empresa, não importa seu tamanho. Enquanto a grande empresa tem inúmeros recursos para aumentar seu faturamento, as pequenas só possuem a embalagem para competir no mercado. A declaração é de Fábio Mestriner, coordenador acadêmico de pós-graduação do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM. Ele participou do 7º Seminário de Design & Inovação de Mato Grosso, no Centro de Eventos do Pantanal em Cuiabá (MS). Ele abordou o tema Design e Inovação da Embalagem. O evento foi realizado na quarta e quinta-feira (11 e 12)
 
O palestrante lembrou que o Sebrae mantém convênio com a Associação Brasileira de Embalagem (Abre) para apoiar projetos de design para as micro e pequenas empresas, assumindo 70% do valor do projeto aprovado. Para as regiões Sul e Sudeste, o valor do projeto é limitado a R$ 12 mil, enquanto no restante do País, incluindo Mato Grosso, o limite é de R$ 10 mil, com o percentual subsidiado aumentando para 80%. “Foram mais de 200 projetos elaborados nos últimos anos e o retorno representou um aumento entre 200% e 300% nas vendas de quem inovou em sua embalagem”, afirmou.
 
Ele alertou que a embalagem é de fundamental importância. O palestrante informou que 81% das escolhas de produtos são feitas nos pontos de venda, tendo a embalagem como parâmetro. “O consumidor tem que perceber o benefício que a embalagem traz para ele. Caso contrário, o produto pode sair do mercado até o segundo ano de seu lançamento, como ocorre em 80% dos casos”, afirmou.
 
 
Mestriner explicou que os produtos concorrem entre si dentro de uma categoria, sabão concorre com sabão, ervilha com ervilha, por exemplo. "O consumidor opta por um determinado produto dentro de cada categoria". Ele lembrou o caso de uma marca de ervilha, que alterou a lata para vidro, um tipo embalagem já usado em outros produtos. “As vendas aumentaram quatro vezes mais, porque a nova embalagem conquistou o consumidor, que passou a ver o conteúdo e preferiu embalado dessa forma”.
 
 
Fonte: Sebrae
PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL