whatsapp
Notícias / Informativo CDL Cuiabá
Sexta, 10 de julho de 2020, 07h39
| Tamanho do texto A- A+

Juiz prorroga quarentena por mais 7 dias; Prefeito da capital irá cumprir determinação até 17 de julho

Assessoria de Imprensa

CDL Cuiabá

Após audiência de conciliação realizada na tarde desta quinta-feira (09.07) entre o governo do Estado e as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, o juiz da vara especializada da saúde de Mato Grosso, josé leite Lindote, determinou a prorrogação por mais 7 dias da quarentena nas duas cidades.

Na decisão ainda consta a observação de que, ao final deste período, caso seja necessário, a medida poderá ser estendida por mais uma semana.

A decisão vale a partir desta sexta-feira (10.07), quando se encerra o prazo da quarentena obrigatória anteriormente determinada, que se iniciou em 25 de junho, nos dois municípios.

Logo após o encerramento da audiência, o prefeito da capital, Emanuel Pinheiro, emitiu uma nota, confira na integra:

NOTA À IMPRENSA

Sobre a videoconferência de audiência de conciliação judicial para definir o adiamento da quarentena obrigatória em Cuiabá e Várzea Grande, a Prefeitura de Cuiabá informa que:

-Durante a audiência, Cuiabá, por meio do Secretário de Saúde Luiz Antonio Pôssas de Carvalho, propôs reavaliação conjunta dos indicadores não apenas da Capital, mas de outras cidades do Estado que tenham alto índice de contaminação de Covid-19.

Sobretudo, o posicionamento visa menos impacto possível ao setor econômico e ao Sistema de Saúde da Capital, que já estão completamente fragilizados pela pandemia.

- Várzea Grande propôs fechamento por mais sete dias e, após isso, reavaliação dos indicadores. Cuiabá segue na mesma linha de pensamento, principalmente por defender a necessidade de medidas técnicas conjuntas. E, por acreditar que neste prazo, será possível sentir os impactos das semanas de quarentena já implantadas, bem como, terá tempo hábil para habilitação de novos leitos de UTI e novas medidas de biossegurança e contenção ao vírus.

- O prefeito Emanuel Pinheiro ressalta mais uma vez, que não é contra nenhuma medida que vise o salvamento de vidas humanas. Mas defende a manutenção da legitimidade de medidas próprias de cada município, que até aqui tem sido feitas por Cuiabá pautadas sempre por embasamentos e planejamentos técnicos. Entretanto, reitera o pedido para que a decisão do magistrado seja estendida não apenas para Cuiabá e Várzea Grande, mas também para as demais cidades que vêm gerando impacto no atendimento da Capital pelo alto índice de Covid-19.

O pedido considera o fato de que Cuiabá está acolhendo mais de 65% de pacientes de outros municípios do Estado, e não seria justo impactar apenas a economia da Capital.

 

PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL