Levantamento aponta aumento de 38% no saldo de empregos em Cuiabá
Por: Assessoria de Imprensa - CDL Cuiabá
No caso do comércio, a geração de empregos obtida no período foi acima do dobro (+117%) em relação a 2023
Estudo realizado pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) aponta para o aquecimento do mercado de trabalho na capital. Dados consolidados do primeiro trimestre de 2024 revelam um saldo positivo de 3.784 novos empregos entre admissões e contratações. Esse número representa um aumento de 38% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
De acordo com o levantamento, os segmentos de serviços e comércio foram responsáveis por 67,5% dos postos de trabalho criados nos três meses iniciais em Cuiabá. No caso do comércio, a geração de empregos obtida no período foi acima do dobro (+117%) em relação a 2023. O cenário também se repetiu em cenário estadual: isso porque a atividade foi a que registrou a maior elevação (112%) em contratações.
Na visão do presidente da CDL Cuiabá, Junior Macagnam, o panorama sugere um ritmo de avanço do comércio na capital e em Mato Grosso. Segundo ele, aqueda na inadimplência é um fator que contribui para o aumento do consumo, o que, por tabela, estimula o desenvolvimento do mercado de trabalho local.
“Com a inflação relativamente controlada, muitas famílias estão se reorganizando financeiramente para adequar despesas e necessidades ao orçamento e isso permite que o consumo de produtos e serviços seja maior. Dessa forma, as empresas passam a investir em contratação de pessoal para suprir toda essa demanda. É um ciclo virtuoso de desenvolvimento”, avaliou o presidente.
Perfil
Mais da metade (51%) dos contratados em Cuiabá no primeiro trimestre são jovens na faixa entre 18 e 24 anos. O segundo público mais requisitado pelos empregadores é composto por profissionais mais experientes, entre 40 e 49 anos – correspondente a 12,4% das admissões. Em relação ao gênero, 55% são homens e 45% são mulheres.
Conforme Junior Macagnam, o grande percentual de jovens na lista de contratações está ligado ao fato de que os setores que mais movimentam o mercado de trabalho – comércio e serviços – não exigem altos níveis de escolaridade.
“Na maioria dos casos, as empresas destes segmentos são o primeiro emprego para quem se enquadra neste perfil, especialmente em datas comemorativas, quando há maior volume de contratações temporárias”, concluiu.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MERCADO DE TRABALHO
Mais de 1,8 mil empregos temporários serão criados em MT neste fim de ano, estima CDL Cuiabá
EXPEDIENTE PROLONGADO
Estabelecimentos comerciais terão horários estendidos de funcionamento durante dezembro; confira
FERIADO MUNICIPAL
Comércio poderá convocar colaboradores no Dia de Nossa Senhora da Conceição