Sábado, 09 de janeiro de 2010, 09h48

NATAL PREMIADO traz bons resultados

O Natal continua premiando os consumidores mato-grossenses com presentes e à economia com bons resultados. Hoje, às 10h, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas-CDL Cuiabá - CDL Cuiabá, aconteceu o sorteio dos 5 carros Celta Life 0 km da Campanha, que além destes veículos, colocou no mercado ainda 3 mil bolas alusivas à Copa 2014 e mais de R$100 mil em vales-compra, sorteados em 4 milhões de cupons.

Os ganhadores dos carros são: Julio César de Oliveira – Rondonópolis-MT; Danniane da Rosa – Sorriso-MT; Elyson G. Sena – Paranatinga-MT; Luciameyre Marcia da Silva – Poconé-MT; Dejanete P.De Souza – Rondonópolis-MT

Vendas - De acordo com a CDL Cuiabá, as vendas do Natal deste ano em relação ao mesmo período de 2008, resultaram em crescimento médio de 6% no geral “e de cerca de 15% em alguns segmentos”, revela o presidente da entidade, José Alberto Vieira de Aguiar.

De acordo com o presidente do Sincotec, Roberto Peron, no segmento de tecidos e confecções o acréscimo nas vendas em relação ao Natal de 2008 foi de 8%. “Em alguns estabelecimentos, este percentual pontuou 20% de aumento nas vendas”, esclarece.

No ramo supermercadista, segundo o empresário Altair Magalhães, a média de aumento em relação ao Natal anterior foi de 5%.

O presidente da CDL Cuiabá fala que naqueles produtos em que houve incentivos fiscais – automóveis, materiais de construção, itens de linha branca – percebe-se um incremento maior nas vendas deste ano, “mas, de forma geral, tivemos crescimento na maioria dos segmentos”.

Um bom exemplo deste resultado está nas contas de O Boticário, que apontou índice de aumento de 12% em relação ao Natal de 2008.

Natal Premiado como fator de aumento de vendas - A CDL Cuiabá, em parceria com a FCDL/MT e Sicoob MT/MS, promoveram o Natal visando incrementar as vendas. As lojas participantes disponibilizaram aos consumidores que efetivaram compras em seus estabelecimentos cupons que davam direito ao sorteio de 5 carros, realizados neste último sábado e ainda premiações instantâneas: R$100 mil em vales-compra e 3 mil bolas alusivas à Copa 2014.

A Campanha realmente motivou o Comércio e funcionou como fator de fidelização, pois os consumidores, na esperança de ganhar algum dos prêmios, buscou fazer compras nos lugares que ofereciam este diferencial.

“Mais de 1.000 empresas, de 15 municípios de Mato Grosso, participaram da Campanha e os depoimentos que temos é de que a procura pelas lojas participantes foi bem interessante, influenciando em números de vendas”, avalia José Alberto.

Para José Wenceslau de Souza Júnior, da Verdão Materiais de Construção, a campanha foi simplesmente “show!”. O empresário coloca o evento como ferramenta motivadora de vendas e uma realização positiva. “Inclusive, nas propagandas da Verdão Materiais, citamos também a Campanha”, acrescenta.

Diego Boss Mattoso, da Casa de Carnes Mattoso, pontua que o Natal Premiado “foi super importante como elemento de fidelização de clientes e melhoria das vendas”. Diego conta que 15 dias antes de terminar a Campanha requereu mais 1 mil cupons, tamanho sucesso no estabelecimento. “Acredito em promoções como estas como uma forma de prestigiar o cliente, o que resulta em mais vendas ainda”, comenta ele.

Inadimplência - Vale ressaltar que o 13º salário das áreas públicas e privada de Mato Grosso somaram cerca de 713 milhões este ano e que boa parte deste montante foi utilizada para pagar dívidas e fazer as compras de Natal e Ano Novo. Como é tradicional, em dezembro aumento o número de consumidores buscando pagar suas dívidas em atraso e tirar seu nome do SPC. “De acordo com o banco de dados do SPC/CDL Cuiabá, tivemos acréscimo de 54% no índice de pessoas e empresas que tiraram seu nome do SPC no último mês de 2009 comparado com dezembro de 2008. Em dinheiro, este montante cresceu 164,3%”.