whatsapp
Notícias /
Quarta, 13 de maio de 2020, 10h16
| Tamanho do texto A- A+

Número de devedores em MT cresceu 3,62% em abril de 2020

 

Assessoria de Imprensa

CDL Cuiabá

Conforme o Indicador de Inadimplência, calculado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), na passagem de março para abril, o número de devedores em Mato Grosso cresceu 3,62%, sendo que na região Centro‐Oeste, na mesma base de comparação, a variação foi de 2,71%.

Os dados revelam ainda, que a abertura por faixa etária do devedor com participação mais expressiva no Estado, em abril, foi o da faixa de 30 a 39 anos (26,39%).

Já em relação ao número de dividas em atraso dos mato-grossenses de março para abril, o número cresceu 3,36%. Na região Centro‐Oeste, nessa mesma base de comparação, a variação foi de 2,46%.

O setor com participação mais expressiva do número de dívidas em abril no Estado foram os bancos, com 31,92% do total.

Número médio de dívidas por devedores

Em abril de 2020, cada consumidor inadimplente em Mato Grosso tinha em média 1,962 dívidas em atraso. O número ficou acima da média da região Centro‐Oeste (1,906 dívidas por pessoa inadimplente) e acima da média nacional registrada no mês (1,839 dívidas para cada pessoa inadimplente).

Para o superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Fábio Granja, os problemas relacionados à pandemia de coronavírus foram o fator principal para esse resultado. Segundo ele, muitos perderam renda e como consequência, não puderam arcar com seus compromissos financeiros. “o momento é delicado e com muitas incertezas. Muitas pessoas perderam renda e outras estão receosas quanto a utilização de recursos que possui devido a insegurança gerada pela pandemia”, afirmou.

De acordo com o superintendente ainda, Mato Grosso encerrou o mês de abril com 1,243 milhões de inadimplentes. “É importante dizer que o reflexo da pandemia poderá ser mais forte neste mês de maio, pois ao vencer uma dívida, cada credor possui a sua régua de negativação, ou seja, alguns estabelecimentos negativam com 15 dias pós o vencimento, outros com 30 ou até mais. Desta forma, contando do dia da negativação até o dia que a informação fica disponibilizada nos bureaus de crédito. A inadimplência de abril, por exemplo, refletirá de forma mais contundente na estatística de junho”, explicou Granja.

PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL