Segunda, 05 de julho de 2021, 19h55

Painel “Reforma Administrativa: fatos e boatos” foi realizado pela CDL Cuiabá, LIDE-MT e demais entidades representativas

CDL Cuaibá/LIDE-MT

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), juntamente com o LIDE-MT (Grupo de Lideranças Empresariais) e demais entidades representativas realizaram na noite desta segunda-feira (05.07), mais uma etapa de discussão sobre a Reforma Administrativa (PEC 32/2020), que está em tramitação na Câmara Federal.

O evento, denominado “Reforma Administrativa: fatos e boatos”, foi mediado pelo jornalista Onofre Ribeiro e contou com a participação do deputado Federal Tiago Mitraud (MG), presidente da Frente Parlamentar da Reforma Administrativa fazendo uma explanação sobre o andamento da PEC no Congresso.

Conforme o deputado, a Reforma é extremamente importante para modernizar o Estado brasileiro. “Hoje, não temos uma estrutura de administração pública que permita a entrega de bons serviços públicos para a população. Ela é engessada e não tem foco em resultados e na melhoria da qualidade do serviço, além disso, também não temos uma estrutura de gestão de pessoas que permita valorizar e reconhecer os bons servidores, tendo regras que sirvam de estímulo para o melhor desempenho. Para resolver isso, precisamos de uma ampla reforma administrativa envolvendo mudanças na Constituição, em leis complementares e ordinárias e na legislação de estados e municípios para que a máquina pública brasileira seja estruturada para resultados e valorização dos bons servidores”, disse ele, reforçando que diversos países modernizaram a gestão da máquina-pública nos últimos anos, inclusive latino-americanos, como Chile e Colômbia, e o Brasil acabou ficando para trás. “É urgente que a gente siga no mesmo caminho”.

Segundo ainda o parlamentar, a matéria deve ser votada na primeira quinzena de setembro e posteriormente será enviada ao senado. “Eu tenho visto um bom ambiente para aprovação do texto”, afirmou.

Para o presidente da CDL Cuiabá, Célio Fernandes, a discussão em torno desse assunto deve ser frequente e envolver todos os setores da sociedade brasileira. “Seus efeitos impactarão o presente de todos, então, com esses eventos estamos procurando esclarecer dúvidas e obter informações importantes para que os participantes formem suas conclusões a respeito da medida que se propõe a deixar o Estado mais eficiente, pois defendemos a equalização de despesas da máquina pública, de modo que caiba no orçamento dos contribuintes, é que seja bom na entrega dos serviços, visto que a Reforma Administrativa mexe com a estabilidade econômica do nosso Estado e do nosso país".

O presidente do Lide/MT, Evandro César, também considerou o painel extremamente importante. “A Reforma Administrativa em Pauta é um movimento que agrega aqui em Mato Grosso, traz a discussão da reforma eficiente e esse é o momento que a gente precisa debater esse assunto amplamente. Precisamos que a reforma seja justa para todos. Há uma necessidade muito grande do envolvimento da sociedade civil organizada para contribuir efetivamente para o debate, para os encaminhamentos para os nossos representantes para que a gente consiga atingir alguns objetivos.

Da minha parte do LIDE-MT, iremos continuar e intensificar esse trabalho, essas discussões, iremos trazer outros agentes públicos para conversarmos”, disse ele, reforçando que, “a minha avaliação desse primeiro painel com o deputado Tiago é de que foi muito bom e contributivo. Vamos seguir adiante com os debates democráticos em busca da eficiência, do resultado, da justiça e da igualdade social.”.

PARTICIPANTES – Além do deputado federal Tiago Mitraud, do presidente da CDL Cuiabá e do LIDE, também participaram do painel a deputada estadual, Janaina Riva, representantes de outras entidades empresariais, sindicais e empresários.

Galeria de Fotos: