Quinta, 29 de outubro de 2020, 16h51

Período natalino já gera boas expectativas para o empresário cuiabano, revela pesquisa da CDL Cuiabá

Conforme pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), através do seu núcleo de inteligência de mercado, 55% dos empresários da capital estão otimistas com as vendas de fim de ano e acreditam que elas irão crescer no período natalino. Já 13,3% acham que será igual ao ano passado. A entrevista foi com empresários de loja de rua e shoppings, sendo que 33,3% possui comércio em bairros, 33,3% centro e 33,3% em shoppings centers.

Os dados também mostram que 93,4% dos empresários estão trabalhando com a capacidade/operacional normal, sendo que em relação aos funcionários, a capacidade do efetivo está em torno de 85,5%.

“Conforme a análise de dados cruzadas, a expectativa média de vendas é ter um incremento de aproximadamente 5,2% quando comparado com o mesmo período do ano passado. Já referente a contratações, demonstra que existe espaço para elas, inclusive a estimativa de vagas temporárias poderá ficar próxima a 3 mil”, afirma o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.

A pesquisa mostrou ainda que 76,7% dos empresários da capital estão conseguindo fazer reposição e manter o estoque.

Conforme a CDL Cuiabá, muitas empresas já estão decorando suas lojas, suas vitrines, se antecipando para poder atrair os consumidores. “É possível observarmos que muitos empresários já começaram a trabalhar o tema natal, mostrando esse otimismo para o período. Por termos tido um período difícil, onde somente alguns segmentos se sobressaíram, toda oportunidade de se aproximar do cliente e melhorar as vendas será adotada", disse Granja.

Para a CDL Cuiabá ainda, o cenário atual demonstra boas expectativas. “Acreditamos que iremos superar o volume de vendas em relação ao ano passado. Nós estamos animados, pois percebemos isso no dia a dia. As boas expectativas se tornam em oportunidades, em geração de emprego e geração de renda, com isso, fazemos girar nossa economia, fazendo com que tenhamos um crescimento mais sólido das empresas. Isso esta acontecendo tanto no interior do estado quanto aqui na capital”, avalia o superintendente.

CAMPANHA DE NATAL

A exemplo do ano passado, a CDL Cuiabá esta preparando uma grande campanha de natal. “O natal sempre foi considerada a melhor data de vendas do calendário anual e para 2020 tornou-se ainda mais importante, é uma data tradicional que proporciona muitas trocas de presentes entre entes próximos. Com a campanha, que neste ano, mais uma vez terá excelentes prêmios, a estratégia é gerarmos valor para o consumidor comprar no mercado local e tendo consumo, teremos mais vendas, mais recursos girando na economia e certamente, mais confiança e oportunidades para 2021”, finalizou Granja.