Quinta, 19 de novembro de 2009, 09h55

PIB 2007: Estado registra maior alta do país

Mato Grosso teve o maior crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) do país referente ao ano de 2007. O variação estadual foi de 11,3%, em relação ao ano anterior, deixando em segundo lugar em crescimento percentual o estado do Maranhão, com 9,1%, seguido pelo Espírito Santo e São Paulo, que registraram taxas de incremento de 7,8% e 7,4%, respectivamente. A soma das riquezas produzidas em Mato Grosso foi de R$ 42,687 bilhões naquele ano, enquanto que no país, cujo crescimento foi de 6,1% em relação ao PIB de 2006, as riquezas totalizaram R$ 2,661 trilhões.

Os números do PIB nacional e estadual foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (18). Os dados foram elaboradas pelo instituto em parceria com os órgãos estaduais de estatística e a Suframa. Apesar de o Estado ter obtido a maior variação entre as unidades da federação, a participação no bolo total do PIB brasileiro evoluiu timidamente, passando de 1,5% no ano de 2006 para 1,6% no ano passado. A maior riqueza continua concentrada em São Paulo, cujo PIB foi de R$ 902,784 bilhões (33,9% de participação), seguido pelo Rio de Janeiro com R$ 296,768 bilhões (11,2%) e R$ 241,293 bilhões (9,1%).

O economista Vitor Galesso avalia que o ano de 2007 foi um período em que a economia mato-grossense cresceu, depois da crise vivenciada pelo setor agropecuário nos anos de 2005 e 2006. Mesmo que esse setor tenha sido prejudicado nos dois anos anteriores ao do que o PIB se refere, o economista diz que foi a agropecuária que puxou o crescimento divulgado pelo IBGE. "A agricultura e a pecuária estadual são bastante fortes e puxam outros setores econômicos, como a indústria de transformação, por exemplo", diz ao acrescentar que muitas unidades industriais existentes no Estado são para o processamento de produtos produzidos no campo, com destaque para soja, milho e carnes.

Ainda de acordo com o economista, o setor primário é o que tem maior fatia no PIB estadual, e é justamente esse segmento que movimenta os setores industrial, comercial e de prestação de serviços. "A economia mato-grossense está atrelada ao setor primário, especialmente à soja, milho e das carnes".

Com relação ao PIB per capita, Mato Grosso registrou o valor de R$ 14,953 mil. O maior montante está concentrado no Distrito Federal, com R$ 40,696 mil. Em segundo lugar está São Paulo com R$ 22,667 mil e Rio de Janeiro com R$ 19,245 mil.

Fonte: A Gazeta