whatsapp
Notícias /
Segunda, 16 de março de 2020, 16h18
| Tamanho do texto A- A+

PIX – CDL Cuiabá vê muitas vantagens no novo sistema de pagamento instantâneo para o Brasil

Assessoria de Imprensa

CDL Cuiabá

O Banco Central lançou uma modalidade de pagamento instantâneo no Brasil. O PIX, como foi batizado, pretende substituir transações entre contas de bancos diferentes - aquelas feitas por meio de TED e DOC - e as transferências entre contas do mesmo banco. A modalidade também é uma alternativa a pagamentos em espécie.

O objetivo do Banco Central é de facilidade e rapidez. Não há intermediários. As transferências saem da conta do “usuário pagador” para a conta do “usuário recebedor”, seja ele uma empresa, um lojista, uma pessoa física, um prestador de serviço ou algum órgão do governo.

Para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), esse novo sistema promete mudar a dinâmica no mercado financeiro. “Hoje temos o DOC, TED, boletos, por exemplo, que ao serem usados como forma de pagamento, o “dinheiro” não cai na hora na conta, alguns demoram horas e outros até dias, como é o caso dos cheques para serem compensados. Com o PIX, ao realizar uma transferência bancária, por exemplo, seja por Pessoa física ou jurídica, esse recurso cairá na hora, estima-se algo em torno de 10 segundos, o que representa um grande avanço para o mercado financeiro”, afirma o presidente, Nelson Soares.

Conforme Soares ainda, o PIX trata-se de um sistema importante para um mercado muito competitivo. “Isso devido a entrada hoje das fintechs para concorrerem com os bancos, O que gerará ainda mais competitividade, e toda vez que ocorre concorrência, quem ganha é o mercado com mais tecnologia, agilidade e até mesmo possíveis reduções de custos em operações”.

Outra vantagem do sistema, segundo o presidente da CDL Cuiabá, é que o PIX promete também entrar como meio de pagamento via QR CODE que já existe no país, mas será mais uma e com objetivo de ampliar esse meio.  “Hoje quando falamos em meios de pagamentos, destacamos o cartão de crédito e débito como os mais utilizados por aqueles que são bancarizados, depois temos o Crediário, que voltou a crescer no último ano, principalmente por oferecer taxas atrativas e o pagamento em dinheiro. O PIX realmente promete dar uma nova dinâmica para esse mercado e poderá trazer vários benefícios para a sociedade, destacando a competitividade, a evolução dos meios de pagamentos e a inclusão de mais brasileiros neste processo financeiro”, finalizou.

 

PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL