Sexta, 23 de maio de 2008, 09h56

Planejamento, uma ferramenta que faz diferença

O bom desempenho de quem atua no mercado é marcado por uma série de fatores, entre eles a maneira como a sua organização se porta diante de uma situação de risco e de constantes mudanças. Para enfrentar tais situações é preciso estar preparado e o planejamento, neste contexto, pode fazer muita diferença e garantir o sucesso.

E é para apontar a importância desta ferramenta e desvendar alguns pontos salutares em um bom planejamento que a Câmara de Dirigentes Lojistas-CDL Cuiabá realizará o curso de “Planejamento e estratégia – uma visão geral do seu planejamento”, entre os dias 9 e 12 de junho.

Segundo o consultor empresarial Danilo Alves de Campos, embora ainda seja pouco utilizada, alguns gestores já se atentaram para a importância de estabelecer a prática do planejamento estratégico como aliada para a tomada de decisões, a fim de fornecer subsídios para facilitar nos desafios do mercado.

“Os empresários ainda têm certa dificuldade de estipular um objetivo, aonde ele quer chegar”, informa Danilo, completando que o primeiro passo para se traçar um planejamento é conhecer a sua empresa, saber da sua efetiva situação, “e a partir daí estipular as metas que se deseja alcançar”.

Avaliação - O conhecimento sobre a organização inclui, entre outras coisas, os dispor de informações sobre os elementos que compõem suas funções, as áreas da empresa, localização das instalações, sistema de dados, entre outros. É importante que esta avaliação seja baseada em informações idôneas, pois as mesmas darão o direcionamento estratégico. “E, ao mesmo tempo, este deve ser flexível para que seja tomada a decisão adequada em um ambiente instável como o apontado”, esclarece Danilo, concluindo que as empresas que adotam o planejamento estratégico buscam um diferencial eficiente que faz a mesmas se sobressaírem às demais para permanecerem no mercado. “Nem todas as empresas tem consciência da importância do planejamento. Muitas ainda trabalham apenas para apagar incêndio”, finaliza Danilo.

Mais informações sobre o curso:

CDL Cuiabá, Avenida Getúlio Vargas, 750 – Centro – Cuiabá/MT

Telefone: (65) 3615-15 82 Falar com Elenir