whatsapp
Notícias /
Quinta, 24 de junho de 2021, 10h29
| Tamanho do texto A- A+

Presidente da CDL Cuiabá participa de lançamento do projeto Cuiabanco

Assessoria de Imprensa

CDL Cuiabá

Com objetivo de ofertar crédito ao micro e pequeno empresário, a juro zero e que estejam adimplentes, foi oficializada nesta quarta-feira (23.06) a parceria entre Prefeitura de Cuiabá, através das Secretarias de Agricultura Trabalho e Desenvolvimento Econômico, de Fazenda e instituições financeiras, como Sicredi e Caixa Econômica Federal, com consultoria do Sebrae, para criação do Cuiabanco.

A ação faz parte do programa “Pra Frente Cuiabá”, que leva linhas de crédito, sem cobrança de juros e com suporte técnico a operação financeira de microempreendedores da capital de Mato Grosso.

“Este é um projeto para atender aos pequenos que estão sufocados, sem esperança, que foram extremamente penalizados neste período de pandemia. Quero ajudar quem mais precisa, quem está com nome no Serasa e quer progredir, porque tem muita gente boa com o nome no Serasa. Foi pensando em inverter a lógica do mercado atual que criei o Cuiabanco. Vamos investir em quem mais precisa”, disse o prefeito de Cuiabá.

Presente na solenidade de assinatura da parceria, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Célio Fernandes, parabenizou a iniciativa e destacou sua importância para o setor produtivo. “A Prefeitura de Cuiabá está de parabéns pelo projeto e por pensar no futuro, na maneira como os micro e pequenos empresários irão sair desta crise ou vão sobreviver e retomar as suas atividades com o fim da pandemia ou com o convívio de uma forma mais natural com a pandemia. Isso é extremamente importante, já que um ponto significativo e essencial para essa retomada é a concessão de crédito. A gente sabe que é muito difícil adquirir recursos junto aos bancos, principalmente no momento de crise, em que grande parte destes empresários estão negativados, não tem garantias para dar em contrapartida, então, a iniciativa de concessão de crédito, sem exigências de caráter difíceis, ele certamente irá fomentar a economia”, afirmou Fernandes.

Conforme Fernandes ainda, a CDL Cuiabá pactua do mesmo principio de que é necessário se pensar, planejar e executar ações de fomento para retomada da economia como um todo.

Na reunião realizada no salão nobre do Palácio Alencastro, o prefeito Emanuel Pinheiro assinou também Projeto de Lei para reformulação do Fundo Municipal de Geração de Emprego e Renda (FUMGER), que será encaminhado para a provação na Câmara Municipal de Cuiabá.

O PL possibilitará dar seguimento ao desenvolvimento dos eixos que estruturam o Cuiabanco, como a criação da Diretoria de Programas Especiais, que será responsável pela estruturação do Programa de Crédito; Agente de Créditos, que serão profissionais qualificados para gerenciar a análise do tomador do financiamento; Consultor Jurídico, que será responsável pelo acompanhamento dos trâmites legais do Cuiabanco; Técnico em Sistema, que será o especialista na área de sistemas voltados para operação financeira; e Estruturação Financeira, que serão as formas que o Cuiabanco terá de angariar investimento, como Governo Federal para transferência fundo a fundo, Fonte 100, emendas parlamentares, Governo do Estado, doações, dentre outras.

De acordo com cronograma de ações, após encaminhamento do PL à Câmara Municipal de Cuiabá e concretização da parceria com o Sebrae, a estruturação das operações do Cuiabanco deve ser feita em agosto, para que em setembro sejam publicados os resultados do chamamento dos empresários e em outubro o Cuiabanco inicie efetivamente suas atividades.

Fotos: ASCOM/PREFEITURA

Galeria de Fotos:
PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL