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Quinta, 13 de maio de 2010, 10h10
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Procon: reclamações aumentam este ano

O número de reclamações registradas na Superintendência do Procon de Mato Grosso aumentou 22,31% nos primeiros 4 meses deste ano na comparação com igual período do ano passado. Foram 5,749 mil queixas no acumulado de 2010 contra 4,7 mil verificadas em 2009. Segundo o gerente de Fiscalização e Controle do Procon-MT, Ivo Vinícius Firmo, esse cenário não indica que os setores estão menos preparados para atender o público, mas que o consumidor está mais ciente do seus direitos.

Entre os mais reclamados são assuntos ligados ao setor financeiro, que mantém a liderança no ranking com 34,46% do volume de queixas, totalizando 1,981 mil reclamações. No detalhamento desse segmento, foram registradas insatisfações do consumidor com bancos comerciais (628 reclamações), cartões de crédito (462) e cartões de loja (252). No ano anterior essa representatividade alcançava 30,64% com 1,440 mil reclamações.

Os Serviços Essenciais receberam a segunda maior quantidade de reclamações, com 26,65% de participação, somando 1,532 mil registros, sendo 533 de energia elétrica, 435 para a telefonia celular e 378 reclamações na telefonia fixa. Em 2009, reclamações com Produtos ocupavam a segunda posição no ranking do órgão, com 1,394 mil registros e 29,66% do bolo total. Esse mesmo segmento ficou na terceira colocação de reclamações em 2010, com 1,484 mil queixas e 25,81% de representatividade. Reclamações com telefones (242), móveis para quartos (150) e de produtos de informática (140) pontuaram nas insatisfações dos consumidores mato-grossenses.

Fonte: Jornal A Gazeta

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