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Quinta, 02 de setembro de 2010, 10h39
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Procons MT lançarão cadastro de reclamações

O Procon Estadual e os Procons Municipais do Estado, integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), estão se preparando para publicar, no dia 14 de setembro, o Cadastro de Reclamações Fundamentadas.

 

A comissão do Sindec, formada por técnicos do Procon Estadual, terminou na última sexta-feira (13.08) a visita aos Procons dos municípios de Alto Taquari, Sinop, Sorriso, Primavera do Leste, Rondonópolis, Campo Novo do Parecis. A equipe deu suporte na preparação dos dados que integrará o cadastro desses municípios. Este ano os Procons de Alta Taquari, de Sinop e de Primavera do Leste publicam o Cadastro pela primeira vez.

 

Além dos Procons municipais que foram monitorados pela comissão Sindec, o Procon de Alta Floreta também divulgará o seu banco de dados.

 

Segundo a coordenadora da comissão, Carmem Helena Ribeiro de Melo, os dados para a formação do cadastro são originados de processos fundamentados atendidos, quando é constatada a lesão, mas o fornecedor faz um acordo com o consumidor, e os não atendidos, quando há lesão e o fornecedor não realiza o acordo. “A maioria dos atendimentos realizados nos Procons é resolvida no ‘atendimento preliminar’ ou pela CIP (Carta de Investigação Preliminar). Mas, infelizmente, há casos que ainda são encaminhados para as audiências de conciliação”, explica.

 

O cadastro é conhecido como a ‘lista negra’ das empresas que lesaram o direito do consumidor. O documento deste ano compreende dados de primeiro de setembro de 2009 a 30 de agosto de 2010. A divulgação é uma obrigação prevista na Lei 8.078/90, o Código de Defesa do Consumidor.

 

A coordenadora do Procon Sinop, Ivete Mallmann Franke, comemora a primeira divulgação do cadastro. “Publicar o cadastro demonstra que estamos trabalhando e atendendo as exigências do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça. Também é uma forma de punição para os fornecedores que desrespeitam o direito do consumidor e de tentativa de conscientizá-los sobre a necessidade da resolução dos conflitos”, explica Ivete.

 

Para outras informações procure o Procon Estadual na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, nº 917. O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. O órgão possui também um posto de atendimento no Ganha Tempo. Os telefones para dúvidas e orientações são 151 ou 3613-8500.

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