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Terça, 14 de setembro de 2010, 09h28
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Reclamações no Procon apresentam alta de 11%

O número de reclamações na Superintendência de Defesa do Consumidor de Mato Grosso (Procon) apresentou alta de 11,2% entre janeiro a agosto deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Das 9,738 mil queixas registradas em 2010, 30,78% são referentes as insatisfações de consumidores com serviços financeiros, que somam 2,998 mil reclamações. Em 2009, o número foi de 8,756 mil.

 

De acordo com a superintendente do Procon-MT, Gisela Simona Viana, o acréscimo nos registros é decorrente da propagação do direito do consumidor. Ela explica que as pessoas estão mais atentas quanto aos seus direitos. "O Código de Defesa do Consumidor completou 20 anos neste mês. Os números indicam que o consumidor está reivindicando mais".

 

Sobre as queixas com serviços financeiros, Gisela afirma que é em função ao aumento do renda, principalmente nas classes B, C, D e E. Ela ressalta que esse público, na maioria dos casos, teve acesso a contas bancárias e cartões de créditos recentemente. "Eles desconhecem, por exemplo, que pagar o mínimo do cartão é refinanciar a dívida, o que implica em juros". E é por isso que cobranças indevidas são os mais reclamados, com 1,060 mil.

 

Conforme o Procon-MT, problemas com produtos é o segundo mais reclamado (2,540 mil queixas). Nesse quesito, reclamações no uso de telefones são a maioria com 459 registros no acumulado deste ano. (Veja mais notícias em www.gazetadigital.com.br)

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