whatsapp
Notícias / Nota Informativa – CDL Cuiabá
Quarta, 01 de abril de 2020, 13h43
| Tamanho do texto A- A+

Reunião online com prefeito Emanuel Pinheiro

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Nelson Soares, juntamente com demais lideranças de entidades empresariais, participou na manhã desta quarta-feira (01.04), de uma reunião com o prefeito da capital, Emanuel Pinheiro. Em respeito às orientações de isolamento social por parte das autoridades de saúde, a discussão ocorreu de forma online.

Durante a reunião, o presidente da CDL Cuiabá externou a preocupação da entidade no sentido de que tem que haver a preservação da saúde, porém, ressaltou a importância e relevância da questão econômica. Ele solicitou a reavaliação do posicionamento da Prefeitura de Cuiabá de se manter o comércio fechado.

Após ouvir os empresários, Emanuel Pinheiro se mostrou sensível às reivindicações do setor empresarial e se comprometeu a estudar com mais profundidade as solicitações, dentro do que foi orientado a ele pelos órgãos de saúde. Ele deve emitir um novo decreto previsto para a próxima sexta-feira.

Entre as reivindicações da CDL Cuiabá e das demais entidades, estão: A postergação do pagamento de tributos como, por exemplo, IPTU e ISS; A abertura das feiras livres; O funcionamento de 50% da capacidade dos restaurantes; O aumento de circulação de ônibus na cidade; Atendimento agendado de salões de beleza e barbearias, médicos e dentistas, entre outras.

Sobre os tributos, Emanuel afirmou que eles darão exemplo e que está com a sua equipe econômica estudando uma medida que contribua com a economia e que ao mesmo tempo possa manter a estrutura de coleta de lixo, manutenção, reestruturação da saúde e outros serviços essenciais. A prioridade tem sido o combate ao coronavírus e manutenção desses trabalhos.

O presidente da CDL Cuiabá reforçou que a situação já é crítica para os setores produtivos, que não tem ainda como medir os prejuízos, mas já se tem indícios de fechamento de empresas e demissões.

Também foi exposto que as entidades estão e continuarão se esforçando para orientarem as empresas a se estruturarem para poderem receber os clientes, gerando assim segurança para colaboradores e consumidores.

Na oportunidade, Nelson Soares também anunciou que a CDL Social, programa da entidade que preside e o Sicoob Credisul estão doando, cada uma, um respirador completo. Ressaltando que o município esta precisando de 50 unidades. “Se algum empresário se solidarizar e quiser fazer essa doação também, pode entrar em contato conosco”, disse.

Por fim, as Soares cobrou alinhamento dos prefeitos dos municípios mato-grossenses, principalmente da capital e de Várzea Grande, com o governo do Estado, para se acabar com a insegurança que se tem gerado no empresário e população, aliás, a sugestão é de que os encontros entre os gestores dessas duas cidades com o governador de Mato Grosso sejam diárias. Emanuel Pinheiro se mostrou muito prudente durante a reunião e se colocou aberto a conversar com Mauro Mendes.

Outras reuniões estão previstas para acontecer no decorrer da semana para novas tomadas de decisões.

Assessoria de Imprensa

CDL Cuiabá

 

PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL