Quarta, 03 de março de 2010, 09h29

Sebastião Silva: Exposição individual

A água inspirou o artista plástico cuiabano Sebastião Silva a conceber a mostra individual Filtrando Formas e Cores, que será aberta no dia 03 de março,  a partir das  19h, no Museu do Morro da Caixa D’Água Velha, em Cuiabá. Utilizando o filtro de água ou talha de barro como suporte para sua impressão artística, Sebastião Silva riscou seus traços e pintou o utensílio transformando-o em objeto funcional e de arte. Para o artista, o suporte é esteticamente interessante, muito freqüente nas residências para armazenar e filtrar a água. Ao ganhar a arte de Sebastião, o filtro ultrapassa a sua linha convencional e ganha contorno de objeto decorativo também.

A ideia da mostra veio quando o artista leu o edital de exposições do Museu do Morro da Caixa D?Água Velha. Assim ele criou a mostra/instalação,  percebendo a conexão entre sua produção e o local, já que este foi o primeiro centro de abastecimento de água de Cuiabá, inaugurado em 1882, e em funcionamento por 142 anos. Nada mais propício já que em 22 de março se comemora o Dia Mundial da Água.

Para a exposição, Sebastião Silva apresenta 15 filtros, em três tamanhos, cujas pinturas remetem a fauna e flora mato-grossenses, e temas populares como  festas e seus elementos. Frutas como caju e manga trazem a doçura dos quintais cuiabanos. Peixes, capivaras, tuiuiús, tucanos e araras revelam a beleza e a diversidade da fauna pantaneira.

A viola-de-cocho, que teve seu modo de fazer registrado como Patrimônio Imaterial do Brasil, pelo Ministério da Cultura, inspirou o artista cuiabano, que inseriu as formas da viola nos filtros, homenageando o instrumento que dá os acordes do siriri e do cururu, manifestações populares de Mato Grosso. Ao lado da viola, está o ganzá, instrumento musical percussivo utilizado no cururu e siriri. Bandeirinhas de festas de santos adornam os filtros de Sebastião Silva, cujos  desenhos também estão nos forros das mesas de apoio.

Cuiabano do bairro Pedregal, desde criança transita pelo universo dos desenhos e das cores. Desde pequeno eu já gostava de desenhar e pintar, passava horas concentrado nas figuras, comentou Sebastião. Hoje, aos 40 anos, Sebastião Silva acumula 21 anos de carreira artística. Ele integra o grupo de artistas da terceira geração do Atelier Livre da Universidade Federal de Mato Grosso, junto com Aleixo Cortez, Julio Cesar, entre outros. Na bagagem mostras individuais e  participações em dezenas de exposições coletivas em Cuiabá, São Paulo, Brasília, Campo Grande e Estados Unidos. Para ele, a produção artística é dinâmica. Estou sempre em movimento, experimentando suportes, materiais, como esta instalação Filtrando Formas e Cores. Para mim, a arte é infinita, explica Sebastião.

Segundo o artista, suas obras revelam a fase que está vivendo no momento. A cada inspiração, uma obra traz a tona essa sensibilidade, completa. E esta é uma das múltiplas possibilidades de criação artística do cuiabano, que tem obras em diversos suportes e dimensões.
A mostra Filtrando Formas e Cores recebeu apoio dos Amigos do Museu: Gráfica Atalaia, Papelaria Uze e Personalité, e segue até 28 de março, com atendimento ao público de terça a sexta, das 09h às 12h e das 14h às 18h. Aos sábados e domingos, das 10h às 12h e das 13h às 17h.
A cada mês, o Museu do Morro apresentará uma nova atração, seja em exposição ou em edições do Bazar. Para a presidente da Associação dos Amigos do Morro, Ligiane Dauzacker, a realização de exposições temporárias visa contribuir para a dinamização do Museu, consolidando seu papel como centro de debate, formação e referência sobre arte para a comunidade. O Museu é um lugar vivo, dinâmico, repleto de informação. E quem o visita, volta e traz amigos, finalizou ela.

Informações: 3617-1285 | 3023-0227  ou acesse www.museudomorro.com.br