whatsapp
Notícias /
Quarta, 25 de novembro de 2009, 16h52
| Tamanho do texto A- A+

Segunda parcela do 13º no bolso de aposentado


Desde ontem, 24, os aposentados e pensionistas do INSS começam a colocar no bolso a segunda parcela do décimo terceiro salário. A gratificação natalina será paga junto com a folha salarial de novembro e vai injetar R$ 8,2 bilhões na economia do país, correspondentes a 27 milhões de benefícios.
 
O pagamento segue o calendário normal do INSS, começando hoje com os beneficiários que ganham até um salário mínimo e têm cartão de benefício com final 1. Até o dia 30 de novembro serão pagos os benefícios de quem ganha o piso e têm cartão com final de 2 a 5. De 1 a 7 de dezembro poderão sacar o dinheiro os segurados que recebem acima do mínimo e o restante dos que recebem o piso previdenciário. Os segurados que começaram a receber o benefício depois de janeiro têm direito ao décimo terceiro proporcional. Nesses casos o abono é calculado de acordo com o período e a segunda parcela será menor que 50%.
 
Dinheiro no bolso é hora de planejar. O consultor financeiro Roberto Ferreira dá algumas dicas para os aposentados e pensionistas usarem bem a grana extra. Para aqueles que estão no azul, ele recomenda que seja reservada uma parte do abono para as despesas extras do início do ano com os impostos e taxas. Ele lembra que o pagamento à vista desses tributos poderá render um bom desconto de até 10% no caso do IPTU e de até 5% do IPVA. "Lembre-se que o pagamento parcelado dos impostos inclui taxa superior ao rendimento da poupança", avisa.
 
Para aqueles que estão no vermelho, o consultor orienta que o dinheiro seja usado para saldar as dívidas, em especial com o cartão de crédito e o cheque especial. De acordo com Ferreira, os aposentados que têm empréstimo consignado não devem antecipar as parcelas porque não é vantajoso. Além disso, ele argumenta que a maioria não tem conhecimento das transações bancárias e podem ser prejudicados ao renegociar a operação de crédito.
 
Outra dica do consultor é que as compras natalinas sejam bem planejadas. Afinal com tanto apelo ao consumo as pessoas costumam comprar mais. Segundo Ferreira, nada de atender aos apelos dos filhos e netos para gastar mais do que pode e começar o ano endividado. Para quem planeja viajar é mais vantajoso adiar o passeio turístico para os meses de baixa estação (março e abril), quando os preços estão em baixa.
PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL