Quarta, 05 de maio de 2010, 12h58

Setor de material de construção também quer alíquota reduzida

Comerciantes do setor varejista de materiais de construção querem a redução de 17% para 12% na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o transporte interestadual de mercadorias. A reivindicação partiu do segmento durante reunião realizada nesta terça-feira (04) com o secretário de Estado de Fazenda, Edmilson José dos Santos e com o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual José Riva (PP).

De acordo com o Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção de Mato Grosso (Acomac-MT), Antônio Zompero, a redução da carga tributária é solicitada para o setor para conseguir competir com as micro e pequenas empresas mato-grossenses, que já possuem incentivos do governo para o transporte de mercadorias. Conforme ele, esses benefícios devem atender toda as empresas, não somente uma parcela dos empreendimentos comerciais do ramo da construção civil.

Sobre a reivindicação a secretaria afirmou que fará um estudo sobre as possibilidades de equiparações tributárias entre aos pequenos e médios comerciantes com os demais empresários do setor varejista. O levantamento será apresentado em uma outra reunião agendada para a próxima terça-feira (11). Outra solicitação destacada pelo presidente da Acomac é a venda direta da indústria ao consumidor final. Conforme ele, nas grandes obras efetuadas no Estado as construtoras conseguem negociar diretamente com as indústrias. Ele ressalta que esse procedimento está desequilibrando economicamente o setor varejistas e, consequentemente, pressionando em favor do desemprego. Sobre esse assunto, o secretário da pasta, Edmilson Santos destaca que já foram tomadas algumas medidas para atender ao pedidos do segmento.

"Firmamos um convênio com o CREA para acompanhar mais de perto as obras. Queremos é a concorrência justa".

Fonte: Jornal A Gazeta