Terça, 09 de fevereiro de 2010, 08h49

Setor Hoteleiro: aporte de R$ 150 mi

O boom na área da construção civil refletiu diretamente na expansão dos investimentos na rede hoteleira da Grande Cuiabá. De acordo com o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Mato Grosso, os investimentos no setor deverão atingir a cifra de R$ 150 milhões até 2013. São 9 hotéis em construção, além dos cinco que já estão em ampliação, num total de 1,47 mil apartamentos, 3,01 mil novos leitos e 715 empregos diretos gerados.

“Não estamos falando dos empreendimentos que ainda vão chegar por conta da realização de jogos da Copa do Mundo em Cuiabá”, afirma o presidente do sindicato, Luís Carlos Nigro. “Certamente o impacto será sentido em breve, mas não temos ainda uma exata dimensão deste crescimento”, diz.

Os novos investimentos confirmam o bom momento vivido pelo setor hoteleiro mato-grossense, que encerrou 2009 com crescimento de 8,70% em relação ao ano anterior. Só em Cuiabá e Várzea Grande estão sendo erguidos nove empreendimentos – sete hotéis categoria A e dois na categoria B -, totalizando 1,163 mil apartamentos e 2,336 mil novos leitos. Com custo estimado em aproximadamente R$ 120 milhões, esses empreendimentos deverão gerar em torno de 640 empregos diretos quando estiverem em funcionamento, nos próximos três anos.

Além dos hotéis em construção, cinco estão em fase de ampliação na Grande Cuiabá, com previsão de acrescentar 307 novos apartamentos e 674 novos leitos e 75 empregos. Os investimentos totalizam cerca de R$ 30 milhões.

EXPANSÃO - Somando os hotéis em operação, num total de 104 – 68 em Cuiabá e 36 em Várzea Grande – a estrutura hoteleira da Grande Cuiabá passará a contar com 112 estabelecimentos, incremento de 7,69%. Já o número de apartamentos saltará 33,96%, passando dos atuais 4,328 mil para 5,788 mil, enquanto o número de leitos avançará de 10,534 mil para 13,544 mil, crescimento de 28,57% num período de apenas três anos.

“COQUELUCHE” – Os investimentos, contudo, não param aí. O ótimo momento vivido pelo Estado chama a atenção dos empreendedores e colocam Cuiabá como uma das cidades mais cobiçadas para investimentos no Brasil. “Toda semana recebemos informações de grupos hoteleiros interessados em investir em nossa Capital. Cuiabá virou uma coqueluche e todos estão voltando seus olhos para nossa região”, afirma o empresário Luís Carlos Nigro.

Segundo ele, um volume sem precedentes de obras foi lançado e está em andamento no setor hoteleiro, na Grande Cuiabá. Além das construções e ampliações, outros investimentos paralelos estão acontecendo no setor. Na Avenida Fernando Corrêa, por exemplo, o Hotel Delcas está construindo anexos para abertura de novos apartamentos. Com o advento da Copa 2014, os empresários apostam em novos investimentos nos próximos anos, inclusive com a chegada de grandes redes como Accor (Íbis, Novotel e Fórmula I) e Atlântica.

Na avaliação de Luís Carlos Nigro, o boom no setor hoteleiro se deve principalmente ao ótimo momento vivido pelo agronegócio mato-grossense, que tem se refletido em outras áreas.

Perimetral atrai investimentos - O boom de crescimento no setor hoteleiro contempla investimentos em uma das avenidas mais movimentadas da cidade, a Miguel Sutil, conhecida também como Perimetral. Em um período de 12 meses, três grandes empreendimentos começaram a ser erguidos na avenida. O maior deles é o do Grupo Odara (categoria A), com 142 apartamentos, no bairro Santa Rosa. Os outros dois hotéis foram construídos praticamente um ao lado do outro, no Jardim das Américas, nas imediações do viaduto do Coxipó somando 218 apartamentos.

Ainda na área de influência da Perimetral estão sendo construídos dois grandes empreendimentos, no bairro Bosque da Saúde e classificados na categoria A. Também está sendo erguido em Cuiabá o novo Abudi Palace (categoria C), com 20 apartamentos. Já na vizinha Várzea Grande, dois hotéis de porte médio, ambos categoria B, estão em fase de construção.