Dólar: R$
whatsapp
Notícias /
Sexta, 28 de fevereiro de 2020, 14h24
| Tamanho do texto A- A+

Taxa de desocupação fica em 11,2% em janeiro; CDL Cuiabá acredita em melhora gradativa no decorrer de 2020

Assessoria de Imprensa

CDL Cuiabá

Conforme dados divulgados nesta sexta-feira (28.02), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), a taxa de desocupação no trimestre móvel encerrado em janeiro ficou em 11,2%. A taxa é 0,4 ponto percentual menor do que a registrada no trimestre anterior, encerrado em outubro, quando 11,6% da população economicamente ativa estava sem trabalho.

Na comparação com o mesmo período de 2019, a redução foi de 0,8 ponto percentual. No mesmo período do ano passado, a desocupação estava em 12%. Estes sãos os primeiros números sobre o desemprego em 2020.

Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua e foram divulgados hoje (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o IBGE, 11,9 milhões de pessoas estão desocupadas.

A população ocupada no país é de 94,2 milhões de pessoas, sendo que 40,7% delas estão na informalidade, o que corresponde a 38,3 milhões de trabalhadores, taxa 0,5 ponto percentual abaixo da do trimestre encerrado em outubro.

Estão subutilizadas 26,4 milhões de pessoas, número 2,7% menor do que o registrado no período anterior. Esse índice indica o número de pessoas que poderiam trabalhar mais horas do que estão trabalhando.

Já o número de desalentados, ou seja, pessoas que desistiram de procurar trabalho, ficou em 4,7 milhões, o que equivale a 4,2% da força de trabalho. O índice ficou estável na comparação trimestral e na anual.

Para a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), com a recuperação economia, a geração de emprego deve ficar mais contundente no decorrer de 2020. “Temos boas expectativas nesse sentido. Acreditamos que nesse ano teremos melhores resultados na economia e o cenário atual nos mostra isso, o que resultará também em um melhor índice em relação a geração de novos postos de trabalho”, afirmou o superintendente, Fábio Granja.

PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL