Notícias / VI Fórum Nacional do Comércio
Quinta, 26 de outubro de 2023, 08h27

Temas importantes para o varejo foram debatidos durante o VI Fórum Nacional do Comércio com participação da CDL Cuiabá

Por: Assessoria de Imprensa CDL Cuiabá

O VI Fórum Nacional do Comércio foi palco para se debater diversos temas de extrema importância para o varejo do País, entre eles, no primeiro dia de evento, os participantes acompanharam o professor associado e pesquisador da Fundação Dom Cabral, Gilmar de Melo Mendes, que afirmou que, em um cenário econômico global, é necessário que o setor se una para exigir por melhores condições para atuar, pois o país tem muito potencial para crescimento.

Já outro painel importante foi sobre ‘Os desafios das Micro e Pequenas Empresas”, com a participação do ministro Márcio França, do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, onde foram abordados assuntos sobre o papel das micro e pequenas empresas na geração de emprego e renda no Brasil.

Para o diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) Junior Macagnam nesse momento é importante o apoio do governo federal para o fortalecimento dessas empresas que geram emprego e renda para o cidadão.

ABERTURA

Um dos pontos altos do evento no primeiro dia foi a solenidade de abertura que contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. Na oportunidade ele recebeu o troféu da Deusa da Fortuna, a maior honraria da CNDL, entregue a empresas e personalidades políticas e empresariais que mais contribuíram para o bom funcionamento do comércio brasileiro.

SEGUNDO DIA

Os participantes do segundo e último dia do VI Fórum Nacional do Comércio começaram o dia debatendo as reformas estruturais em tramitação no Congresso Nacional. O painel contou com a presença do professor Marcos Cintra, e o deputado federal Luiz Carlos Hauly (Podemos/PR), autor da PEC 110, proposta de reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional.

Sobre esse tema, o diretor da CDL Cuiabá Paulo Boscolo disse que “esse novo sistema vai mudar completamente a tributação e atinge diretamente a nossa atividade, então, é extremamente importante sabermos o que está sendo discutido no congresso e como podemos influenciar nas de forma positiva nas decisões do governo”.

Já no segundo painel do dia teve uma conversa expositiva em que foi discutido como, mesmo diante de um cenário econômico de incertezas, o setor consegue enxergar e promover oportunidades de empreendedorismo, utilizando a tecnologia e analisando as mudanças de hábito do consumidor. Além disso, os participantes falaram a respeito das pautas mais urgentes para este setor e o que pode ser feito nesse momento.

O último dia do Fórum também teve a participação da juíza do trabalho mato-grossense, Graziele Cabral, que falou sobre a necessidade de modernizar a legislação trabalhista, diante dos novos modelos de trabalho e das inovações tecnológicas.

Para o presidente da CDL Cuiabá, Celio Fernandes, “o Fórum do Comércio é sempre uma excelente oportunidade de se debater temas nacionais que impactam diretamente o varejo como um todo e de estarmos também próximos as autoridades nacionais que têm o poder de decisão, para que possamos dialogar sempre, buscando o melhor caminha para todos e que tenha menos impacto no comércio”, disse.

Galeria de Fotos: