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Quinta, 25 de março de 2010, 09h37
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Turismo: Caminho do Sabor

A gastronomia de Cuiabá será fomentada pelo trade turístico de Mato Grosso. O projeto Caminhos do Sabor - A união faz o destino, foi apresentado pela Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes no Estado (Abrasel) a empresários do setor nesta quarta-feira (24) e tem o objetivo de incluir os pratos preparados na Capital mato-grossense no roteiro dos viajantes. O projeto vem sendo desenvolvido desde 2008 e de um total de 5 etapas, 4 já foram cumpridas em Cuiabá, e se estenderá aos municípios de Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Nobres e Cáceres no mês que vem.

 
O diretor-executivo da Abrasel/MT, Raimundo Bispo Júnior, afirma que de um total de 75 destinos, 7 mato-grossenses foram escolhidos. Ele explica que Cuiabá e Cáceres são cidades consideradas indutoras do turismo e que por isso é importante que o projeto seja realizado. O objetivo é melhorar as condições para receber o turista. "Estão sendo investidos cerca de R$ 2 milhões no projeto. Em Cuiabá já partiremos para a etapa da qualificação em maio", diz ao informar que não há custo para os empresários.
 
Entre os itens identificados no projeto, que entrevistou turistas, moradores da região e empresários, está o perfil do turista que chega a Cuiabá. São homens (81,4%), casados (39,53%), com idade entre 51 e 60 anos (32,5%), prevalecendo o nível de escolaridade o ensino superior completo (30,23%) e renda média mensal entre 5 a 10 salários mínimos (30,23%). A maioria dos entrevistados (62,8%) estava na cidade a negócios, mas também existe o turista que vem para lazer (34,88%). Ainda com relação ao turista, 100% são brasileiros, vindos do próprio Estado (39,53%), Rio de Janeiro (11,63%) e Paraná (9,3%).
 
O consultor da Insight, que ajudou na elaboração e execução do projeto, Alberoni Leal, afirma que a gastronomia está presente em vários momentos do turismo. "São 5 verbos, viajar, hospedar, visitar, comprar e comer, sendo que praticamente em todas as ações anteriores há o consumo de alimentos", diz ao explicar a importância do projeto. Entre as dificuldades identificadas estão a falta de estrutura, de cardápio bilíngue, acessibilidade, sinalização de ruas, e outros. A Secretaria de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso (Sedtur) apoia o projeto e a titular da pasta, Vanice Marques, afirma que a gastronomia do Estado é rica e deve ser aproveitada.
 
Fonte: A Gazeta
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