Sexta, 05 de fevereiro de 2010, 08h57

Vendas registram alta em janeiro

O mercado de automóveis em Cuiabá mostrou que está se consolidando frente aos rastros deixados pela crise econômica mundial no ano passado. O comportamento apresentado em janeiro registrou um aumento de 27,19% no comparativo com o mesmo período do ano passado. De acordo com o presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de Mato Grosso (Sincodiv-MT), Paulo Boscolo, os dados são mais positivos do que aparentam.

Isso porque, segundo ele, em janeiro de 2009, quando foram comercializados 1,743 mil carros, havia uma demanda de 3 meses reprimida nas concessionárias por conta da crise e o anúncio da redução do IPI abriu as portas para o crescimento das vendas. Em janeiro deste ano, as vendas representaram 2,217 mil veículos, o que significou um comportamento sólido do mercado, em um período cujas vendas normalmente apresentam queda. "Identificamos que quando comparados em dois períodos que se comportam de forma parecida, no caso o mês de janeiro, houve um saldo positivo, já que apresentou crescimento mesmo sem um incentivo além do praticado".

O destaque ficou por conta da comercialização no setor de pesados, que registrou o maior aumento: 760%, passando de 25 veículos no ano passado para 215 vendidos este ano no mês de janeiro. Em seguida está o setor de ônibus que apresentou alta de 125%. "Essa situação já vinha sendo prevista por nós. Em anos eleitorais o setor de máquinas e equipamentos sempre sobe por conta da compra e entrega dos produtos". Em geral, quem movimenta a comercialização de automóveis em Cuiabá e Mato Grosso, mensalmente, são os chamados veículos de passeio, segundo Boscolo.

Na comparação com dezembro de 2009, a comercialização de carros, incluindo todos os segmentos (autos, leves, pesados, ônibus, motos e semi-reboques) apresentou redução de - 25,90%. "Até fevereiro a queda é algo natural, já prevista por nós". O setor de motos foi o único que apresentou queda nos dois comparativos: entre os meses de janeiro de 2009 e 2010 (-2,99%) e de dezembro de 2009 para janeiro 2010 (-37,87%).

Em Mato Grosso as vendas aumentaram 7,9% no geral, quando comparados os meses de janeiro de 2009 e 2010, mas apresentaram queda de 38,79% em janeiro deste ano quando comparada ao mês anterior, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Imposto - O fim da isenção do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para o setor de automóveis não deve influenciar nos preços, segundo Boscolo. A volta do imposto para o segmento foi anunciada para o final de março pelo governo federal. "Não acredito em alta dos preços. Se houver aumento deve ser lento e gradual". Além disso, o presidente do Sincovid, Paulo Boscolo, afirma que caso haja uma alta generalizada, o próprio mercado deverá se autoregular, por meio da lei de oferta e procura.

Fonte: Jornal A Gazeta