Sexta, 01 de outubro de 2010, 15h11

Bar e Restaurante: funcionários serão treinados para Copa

Começa na próxima semana mais um curso de qualificação criado para atender a Copa do Pantanal. Desta vez o setor de bares e restaurantes serão contemplados com o curso Bem Receber Brasil, lançado pelo Ministério do Turismo e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) nas cidades sedes do mundial. Em Cuiabá, o primeiro de uma série, será sobre boas práticas de atendimento. Ao todo, 120 restaurantes deverão participar até a realização do evento e cerca de 240 multiplicadores serão capacitados.

O intuito é que além de qualificar os profissionais, o estabelecimento se torne um ponto de informação ao turista. O presidente da Abrasel em Mato Grosso, Fernando Nonato diz que serão criados cerca de 30 TIP (Turist Information Position), uma espécie de centro de informações dentro do restaurante. "O cliente irá ao estabelecimento e terá acesso a tudo sobre locais turísticos, referências e dicas". Serão tótens interativos e interligados com todas instruções em 6 idiomas.

Ao todo, 2 mil profissionais devem ser beneficiados pelos cursos que serão oferecidos em parceria com a Agencia Estadual para Execução dos Projetos da Copa do Pantanal (Agecopa) e Sebrae, isso porque cada estabelecimento terá 2 profissionais capacidades e os mesmos serão multiplicadores, repassando os conhecimentos aos colegas. O empresário Felipe Castro, dono da rede de fast food Subway em Cuiabá, destaca a importância porque é justamente a mão-de-obra qualificada o maior déficit da Capital. "Qualificar é imprescindível. Já tínhamos um trabalho semelhante dentro da empresa e agora vamos fazer essa parceria com a Abrasel e a Agecopa", afirma ao comentar que faltavam opções de cursos para oferecer aos quase 120 funcionários que possui.

O proprietário do Armazém, Giuliano Belo, diz que estes cursos são muito importante porque qualificação é essencial para o sucesso do empreendimento. Além do programa Bem Servir Brasil, a Abrasel e Ministério do Turismo também vão criar um selo que certificará o restaurante ou bar como estabelecimento seguro e de qualidade. Os critérios para a certificação estão sendo elaborados.

Os curso são gratuitos e para participar o empresário deve procurar a Abrasel em Cuiabá. Os cursos são abertos a todos os estabelecimentos.

Serviço: Empresas interessadas em participar devem entrar em contato com o diretor da Abrasel, Raimundo Júnior, pelos telefones: *(65) 9959-2039  *(65)9959-2039     *(65) 8129-1664.   Veja mais notícias no www.gazetadigital.com.br.