Quarta, 29 de setembro de 2010, 08h51

Carros: setor de novos também é otimista

As concessionárias de veículos zero quilômetro também estão comemorando os números obtidos em 2010 e projetam um aumento de até 15% nas vendas de final de ano com relação ao ano passado, quando a redução do Impostos sobre Produtos Industrializados (IPI) estava em vigor e beneficiou o setor. Segundo representantes comerciais, as fábricas estão conseguindo manter os preços equivalentes ao período de isenção do IPI e assim o movimento no mercado. Taxas menores e prazos também são atrativos para os consumidores.

Em uma das revendedoras da Chevrolet em Cuiabá, Soma, os preços dos carros ainda não foram reajustados integralmente desde abril, quando o incentivo fiscal foi encerrado pelo governo federal. O diretor Comercial da empresa, Adriano Andrade, explica que as montadoras estão segurando as taxas, concedendo descontos e com isso atraindo os clientes que desejam trocar de veículo. Além disso, Andrade afirma que descontos especiais para produtores rurais e empresas também garantem a estabilidade do mercado. "Estamos com as vendas, em média, 7% superiores às do ano passado, o que demonstra a consolidação do setor e o aquecimento da economia".

Na Domani Veículos, concessionária Fiat, a expectativa para o final do ano é de um incremento mínimo de 15% sobre 2009. O diretor Comercial da concessionária, Anderson Yves, aponta alguns fatores para esta projeção. "As promoções, a redução dos juros e até a valorização do seminovo possibilitaram a absorção do retorno do IPI pelo mercado. Como podemos pagar melhor pelo usado, o cliente fica entusiasmado a trocar por um novo".

No acumulado do ano, segundo dados do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de Mato Grosso (Sincodiv), o Estado apresenta uma pequena retração nos emplacamentos, de 0,34%, índice puxado pelas motocicletas, que tiveram as vendas reduzidas de 35,273 mil até agosto de 2009 para 34,210 mil até o mesmo mês de 2010. Os semireboques também registraram redução de 10,65% nos 8 primeiros meses, contabilizando 1,930 mil emplacamentos.

Os demais segmentos (autos, leves, pesados e ônibus) acumulam altas na vendas em 2010. Em agosto, particularmente, todos registraram elevação nos emplacamentos, com destaque para os ônibus, com um aumento de 215% com relação ao mesmo mês de 2009, quando apenas 20 foram comercializados, 43 a menos que em agosto deste ano. (Veja mais no www.gazetadigital.com.br)