Sexta, 16 de abril de 2010, 09h16

Dia das Mães deve aumentar entre 5% e 7% as vendas no comércio

O comércio no primeiro trimestre deste ano na grande Cuiabá apresentou avaliaçãos positivas, principalmente porque superou a crise 2008/2009, de acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL/Cuiabá), José Alberto Vieira de Aguiar.

A crise econômica atingiu em cheio o comércio, inclusive reduzindo as vendas em datas comemorativas como o tradicional Dia das Mães. “O Dia das Mães do ano passado foi terrível para o comércio”. A expectativa para este ano quanto ao Dia das Mães é de um incremento de 5% à 7% nas vendas. O presidente prefere se manter cauteloso nas expectativas até o final do ano, aguardando os resultados antes de anunciá-los. “O comércio de Mato Grosso depende muito do agronegócio, então temos que esperar para ver como está esse setor, que influencia todo o mercado”.

Um apoio que o presidente espera receber é do novo secretário de Fazenda de Mato Grosso, Edmilson José dos Santos. O setor empresarial aguarda maior entendimento com o governo, principalmente na manutenção do combate à sonegação fiscal, mas também valorizando o contribuinte que cumpre suas obrigações tributárias.

A CDL/Cuiabá também faz parte do grupo de representantes da indústria e comércio que deve apresentar nesta quinta-feira (15.04) ao governador Silval Barbosa uma reivindicação da redução do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de 30% para 17% sobre a energia elétrica. Segundo o presidente da entidade, o governo errou ao deixar de lado políticas econômicas voltadas para as empresas, o que prejudicou pequenos empresários, principalmente as padarias, que consomem muita energia.