whatsapp
Notícias /
Quarta, 10 de março de 2010, 09h58
| Tamanho do texto A- A+

Inadimplência sobe em Cuiabá, mas valor das dívidas reduz


O índice de consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito - SPC/CDL Cuiabá teve um crescimento de 6,29% em relação a fevereiro do ano passado, o que significa um reaquecimento da economia, uma injeção de ânimo para o comércio, que vinha acumulando algumas quedas do ano passado, conforme o presidente da CDL Cuiabá, José Alberto Vieira de Aguiar. Mas, ao mesmo tempo, os dados mostram um aumento de 1,22% nos registro de inadimplência. Enquanto em 2009 o SPC tinha em seu banco de dados 732.145 registros, este ano pulou para 741.098. O interessante é que mesmo com o aumento de registro, o montante da dívida diminuiu 2,43%, ao sair de R$ 193.429.327,14 em 2009 para R$ 188.736.525, 82 em 2010. Ou seja, o valor dos débitos registrados diminuiu.

 

De acordo com o presidente da CDL Cuiabá, a inadimplência é um problema que o empresário dificilmente ficará livre. "O prejuízo maior acontece principalmente porque o empresário/comerciante já pagou os tributos, enquanto que o dinheiro fica na mão de terceiros".

 

O período de maior inadimplência, segundo o presidente, ocorre entre 60 e 90 dias depois das festas de final de ano e após datas comemorativas, como o Dia das Mães. "Após esse período é que o consumidor percebe que não terá condições de pagar pela compra".

 

Aguiar diz ainda que o consumidor deve fazer um compromisso para pagar suas dívidas, já que com o nome limpo fica mais fácil obter crédito. O meio mais eficaz encontrado pelas lojas para conter a inadimplência é por meio de seu banco de dados. Com um cadastro aprovado, o consumidor pode ir às compras tranquilo.

 

Carnaval - De acordo com dados do período de carnaval 2010 (do dia 11 a 17 de fevereiro), no comparativo com o mesmo período de 2009 (do dia 19 a 25 de fevereiro) houve crescimento de mais de 7% nas vendas do comércio cuiabano. “É um número interessante, já que notamos que uma boa parte da população de poder aquisitivo maior viajou para outros estados e cidades de outras regiões de Mato Grosso”, diz o presidente da CDL Cuiabá.

 

Para Aguiar, o incremento neste percentual também está ligado ao aumento de opções de entretenimento na capital e em várias cidades de Mato Grosso. “Acompanhando o desenvolvimento de cada cidade, ano a ano surgem mais variedades de bares, restaurantes, lojas, serviços especializados de lazer para adultos e crianças”, pontua, colocando que assim como muitos que moram no Estado viajam para fora, outros vêm de fora para passar o carnaval em Chapada dos Guimarães, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio do Leverger, em Cuiabá e outros municípios que já têm atrativos e folias consolidados.

 

Janeiro – Conforme o banco de dados da CDL Cuiabá/SPC, o comparativo entre janeiro deste ano e igual mês de 2009 apontou incremento de 4,5%.

 

Fonte: Mato Grosso em Foco

PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL