Segunda, 18 de outubro de 2010, 14h57

XV de Novembro ainda não é Fares Zarour

Moradores e comerciantes contrários à mudança da nomenclatura da avenida XV de Novembro para Fares Abdalla Zarour, em Cuiabá, aguardam a publicação da lei que modificou o nome da via para apresentar, na Câmara de Vereadores de Cuiabá, abaixo-assinado contra a modificação.

De autoria do vereador Everton Pop (PP), a matéria foi aprovada por unanimidade pelos 16 parlamentares. Ontem, em sessão plenária, Pop garantiu que se for procurado, assim como foi pela família de Zarour, e se o número de assinaturas contrárias à alteração for maior, ele mesmo apresenta projeto de lei revogando o anterior. “Se tiver uma iniciativa popular e outro abaixo-assassinado eu apresento o projeto revogando sem nenhum constrangimento”, afirmou.

Pop reforçou que apresentou a matéria para homenagear Zarou e “não para indiciar uma família”. O vereador se refere ao fato do abaixo-assinado que embasou a matéria estar sendo questionado pelos comerciantes e moradores estabelecidos ao longo da avenida.

O assunto foi motivo de discussão acalorada na Câmara. O vereador Clovito Hugueney (PTB) cobrou explicação quanto à apresentação de matérias que procedem da iniciativa popular. Porém, ponderou que houve o entendimento de que não haveria problema em acolher o pedido. Ao mesmo tempo, ele lembrou que sua família estabeleceu-se na XV de Novembro antes da Zarour. “Meu pai (Clocy Hugueney) foi assassinado na XV de Novembro”, comentou. “Nem por isso quis trocar o nome da avenida”, acrescentou.

Conforme a funcionária pública federal Edmiriam de Mendonça Arruda, uma das responsáveis pelo abaixo-assinado contrário à alteração do nome da via, informações do parlamento municipal dão conta de que a divulgação da lei será no próximo dia 19 deste mês. “Antes, não podemos fazer nada. Só depois da publicação é que saberemos até quantas assinaturas embasaram a lei”, informou.

Após aprovado na Câmara, o projeto foi vetado pelo prefeito Francisco Galindo. Ao voltar para Câmara, o veto foi derrubado pelos 16 vereadores mudando nome da XV de Novembro, em vigor desde 1963, para Fares Abdalla Zarour. Alteração, no entanto só é validada com a publicação na Gazeta Municipal.

Edmiriam Arruda afirmou que somente ela já conseguiu 475 assinaturas contra a mudança. “São comerciantes, moradores, filhos e netos de ex-moradores da avenida que também contribuíram para o desenvolvimento da cidade. Esta é uma ação de toda população cuiabana”, disse, informando que há mais pessoas recolhendo as rubricas.

Ao comentar que não existe nenhuma intenção de desmerecimento à família Zarour, Edmiriam Arruda reforçou que uma das grandes preocupações é com os custos da mudança, especialmente em relação à documentação dos empreendimentos. “O transtorno será muito grande. Terá que mudar o endereço para correspondência no banco, na Junta Comercial, prefeitura e Receita Federal, além dos custos com cartão de visita, nota fiscal e os contratos com propagandas já assinados”, frisou. Ela lembrou ainda que o nome XV de Novembro é em referência à Proclamação da República. (Veja mais no www.diariodecuiaba.com.br)