whatsapp
Notícias /
Sexta, 20 de maio de 2011, 08h20
| Tamanho do texto A- A+

Alerta sobre notas de dinheiro manchadas!

Paulo Gasparoto, presidente da CDL Cuiabá, explica que a orientação é que os comerciantes fiquem alerta, pois estão em circulação notas de dinheiro com manchas rosas, que  podem ser relativas ao dispositivo implantado pelos bancos nos caixas eletrônicos. "Tinta rosa (ou vermelha) mancha as cédulas no caso de explosões dos caixas, mecanismo que pode também queimar parte da cédula".

 

O problema é que essas notas manchadas estão circulando e muita gente não sabe o que fazer quando recebe uma delas. Desta forma, ao se apresentar esses sinais, "o melhor seria não recebê-la, informando ao consumidor que procure uma agência bancária para que esta encaminhe ao Banco Central para averiguação mais detalhada e troca, se esta for objeto de roubo. Vale ressaltar que a mancha tem que ser significativa, uma área considerável ou nos cantos", conclui Gasparoto.

 

Se o estabelecimento comercial já tem uma nota destas, igualmente procure o BB ou outra agência para averiguar a questão e fazer a troca. "É importante que este dinheiro não fique circulando livremente e que todos busquem entregar ao sistema bancário oficial, para que a polícia saiba a movimentação do crime nas regiões", esclarece o dirigente lojista.

 

"Outro problema que vemos é que o procedimento adotado pelos bancos para realizar a troca é o mesmo utilizado para as notas que se suspeita que sejam falsas, isso implica em certo tempo até a  devolução, tendo em conta ainda o aumento da demanda por causa dos tantos arrombamentos de caixas", fala o presidente da CDL.

 

A dica final é que ao levar sua nota para a agência bancária exija uma cópia do termo de retenção de cédula para análise do Banco Central, ou protocole a entrega, pois esse termo é a sua garantia. (Assessoria CDL Cuiabá: Honéia Vaz)

PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL