Quinta, 13 de janeiro de 2011, 07h49

Alguns desafios para 2011

Representantes de segmentos econômicos de Mato Grosso falam sobre pontuais problemas que podem fazer frente ao desenvolvimento socioeconômico – específico de algum setor ou do Estado como um todo.

Copa 2014 e entraves da Política Fiscal - “Os preparativos de Cuiabá como sede da Copa 2014 – seja no âmbito governamental, seja no privado – vão requerer uma super mobilização de toda a sociedade. Temos menos de 4 anos e ainda não perfizemos nem 10% do que é preciso fazer para se recepcionar um evento de tal magnitude. A tecnologia a ser implantada e o treinamento de pessoal são dois grandes desafios neste sentido, lembrando que o Turismo será muito influenciado pela Copa. Na questão tributária nacional temos que rever a complexidade das leis e normas. Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) uma empresa que atue somente no seu estado de origem está sujeita a 3,4 mil normas tributárias. O Brasil possui, atualmente, 62 tributos. Em 22 anos, foram realizadas 22 reformas tributárias e os cidadãos brasileiros presenciaram a edição de quase 4,2 milhões de normas. No âmbito regional, governo e iniciativa privada terão que entrar num consenso nesta área, que em Mato Grosso, nos últimos anos, tem se revelado de maior complexidade (inclusive com portarias e decretos inconstitucionais) que nacionalmente. Esta é uma questão de alavancar o desenvolvimento socioeconômico de Mato Grosso ou soterrá-lo sobre uma Política Fiscal voraz e sem resultado positivo econômico e social”. José Alberto Vieira de Aguiar, presidente da Federação das CDLs de Mato Grosso.

Cultura de Cooperativismo de Crédito - “Entre os desafios do sistema cooperativo de crédito de maneira geral está a burocracia do Banco Central e a falta de conhecimento das pessoas em geral sobre as suas vantagens em relação ao sistema financeiro tradicional – menores taxas e juros, atendimento personalizado e o fato de se ser o dono da cooperativa, o que traz outras rentabilidades. Entender este diferencial é possibilitar a inclusão de boa parte da população no sistema financeiro. Especificamente no âmbito do Sicoob estamos enfrentando, com muito preparo e vontade, o desafio de operacionalizar e atender aos vários pedidos de prefeitos e empresários para instalação de unidades em diversos municípios de Mato Grosso”. Jadir Girotto, presidente do Sicoob Central MT/MS.

Principalmente gargalos de logística -  "Sem dúvida, o principal entrave de Mato Grosso é o custo do frete, a logística em si. Hoje temos o frete mais caro do Brasil, além dos valores de combustível e energia elétrica que também lideram o ranking nacional. Temos um único escoamento de produção consolidado ( rodoviário) e ainda em péssimas condições, o que afeta diretamente os produtores rurais e industriais. Apesar dos inúmeros gargalos, Mato Grosso caminha a passos largos para o desenvolvimento e, inevitavelmente, terá os setores de sua economia aquecidos. O que preocupa a todos nós é a qualidade desse desenvolvimento, pois sem equacionar problemas atuais como o de logística, continuaremos apresentando números de crescimento que superam os tigres asiáticos, porém com desenvolvimento tímido ou quase nulo nas questões sociais, como a geração de emprego e renda". Jandir Milan, presidente em exercício do Sistema Fiemt. Honéia Vaz