Segunda, 27 de dezembro de 2010, 08h36

Associação Brasileira de Lojistas de Shopping diz que este foi o melhor Natal em 10 anos

As vendas de Natal nos shoppings do país entre o dia 1º e 23 de dezembro subiram 13% neste ano contra o mesmo período do ano passado. De acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), que divulgou o dado nesta sexta-feira, foi o melhor Natal dos últimos 10 anos. No acumulado de janeiro a dezembro, as vendas expandiram 12%.

O segmento que mais cresceu neste ano foi o de perfumaria e cosméticos, com aumento de vendas de 14% sobre 2009, e, durante o período de Natal, com vendas nominais até 17% maiores em relação ao Natal do ano passado. "O Brasil é o segundo país do mundo em consumo desse item, este é um dado muito importante", afirma o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun.

Outro segmento destacado pela entidade é o de óculos, bijuterias e acessórios, que expandiu 18% no Natal. Já no acumulado, a alta foi de 12%. O segmento que menos cresceu foi o de calçados, mas mesmo assim, a alta em relação a 2009 foi de 9%. Já no período natalino, a expansão chega a 12%.

Os dados foram apurados em pesquisa realizada pela Alshop com 150 empresas de varejo associadas à entidade, que somam aproximadamente 6,3 mil lojas no país.

Por causa do Natal, os lojistas de shopping contrataram em dezembro cerca de 130 mil pessoas, aumento de 13% em relação aos contratados no Natal do ano passado. Apesar de se tratar de vagas temporárias, segundo a Alshop, as perspectivas positivas para o setor devem estimular as contratações efetivas.

Previsões para 2011 são positivas

Para 2011, a expectativa da Alshop é que o comércio em shopping cresça 10% na comparação com 2010. Se a previsão se confirmar, o faturamento do setor vai passar do patamar de R$ 100 bilhões. Os motivos para essa forte alta são as expansões dos shoppings, já que somente no ano que vem serão inaugurados 40 empreendimentos, e o aumento do consumo das classes C e D nos centros de compra.

Segundo Sahyoun, o consumo das classes C e D na indústria de shoppings foi 78% a mais do que o das classes A e B, o que é justificado pelo aumento da renda. Ao todo, o setor ganhou 30 milhões de consumidores das classes C e D. "Esse dado é impressionante e traz perspectivas positivas para o setor".

Fonte: Site TVCA