Quinta, 07 de abril de 2011, 11h20

Boa parte do Comércio abrirá no dia 8

Neste próximo dia 8, sexta-feira, Aniversário de Cuiabá, o Comércio pode abrir, segundo a convenção coletiva 2010-2011, acordada entre o Sindicato dos Empregados no Comércio de Cuiabá e Várzea Grande e entidades empresariais.

“Desde que respeitadas as determinações trabalhistas previstas para estas datas, os estabelecimentos comerciais podem manter não só expediente neste dia 8, mas também no feriado de abril – dia 21, Dia de Tiradentes”, explica o superintendente da CDL Cuiabá, Nelson Soares.

Segundo o superintendente do Shopping Três Américas, José Julio Cantino, explica que no dia 8, o shopping vai abrir em horário padrão de feriados – "das 11h às 22h a Praça de Alimentação, e as lojas das 14h às 20h”. O superintendente explica que no dia 21, o expediente será neste mesmo esquema.

Em um rápido levantamento da CDL, percebe-se que boa parte do comércio de rua terá portas abertas – em lojas a exemplo do Studio Z, Riachuelo, entre outras. E uma parte dos estabelecimentos não abrirá. A compensação ainda está em torno do percentual de consumidores indo às compras nestes períodos, que acabam se tornando um feriadão e muitas pessoas viajam. “Por outro lado temos notado que aos poucos, as pessoas que não têm tempo de fazer compras em dias de rotina, usam estes dias de feriados e pontos facultativos para ir às compras, esclarece Nelson, apontando que a CDL Cuiabá é uma das entidades que lutou em prol da Lei do Feriado Municipal, dando liberdade às empresas de manter expediente em determinadas datas, respeitando a livre iniciativa aliada ao respeito às leis trabalhistas.

A supervisora da Riachuelo, Aline de Araújo, confirma o raciocínio. A Loja em Cuiabá-MT abre aos domingos, há cinco anos. “E a cada mês notamos que aumenta mais o público que vem ao centro especialmente para fazer compras, sabendo que a Riachuelo estará aberta”. Neste feriado do dia 8, a Riachuelo abrirá das 9h às 15h, como nos domingos. No dia 21, a loja planeja abrir neste mesmo horário.

Correios e bancos não abrirão. Serviços públicos municipais e estaduais manterão apenas os serviços essenciais em funcionamento. Mas, para comemorar a data, no aniversário da cidade,  o Governo do Estado de Mato Grosso realizará o show "A vida em segundos" com o piloto pentacampeão de motocross Gilmar Flores, o Joaninha, que fará uma apresentação na Praça das Bandeiras.

No dia 9 o expediente será o normal dos sábados para lojas, Correios e empresas em geral. (Assessoria de Imprensa CDL Cuiabá: Honéia Vaz)