Segunda, 04 de julho de 2011, 16h41

CARTA ABERTA AOS MATO-GROSSENSES

Toda e qualquer reivindicação deve ser entendida como legítima, principalmente no estado democrático de direito, porém, o objeto da reivindicação limita-se à capacidade do reivindicado em poder atender sem deformar as garantias já asseguradas e estabelecidas.

Já nos distanciamos da nefasta inflação que corroia o salário dos trabalhadores e, portanto, isto é passado.

Atualmente as reivindicações das classes trabalhadoras, e aí estão incluídos também os funcionários públicos, singem-se na reposição salarial, acrescida de um ganho real de salário. Nada mais justo reivindicar.

No entanto, a fonte pagadora (Estado) se abastece apenas de recursos oriundos exclusivamente de impostos cobrados da população.

Deste modo, quando o que se reivindica supera a capacidade financeira do reivindicado, a solução se restringe a apenas duas hipóteses: ou o Estado não atende a reivindicação; ou atende, aumentando a carga tributária sobre a população, para gerar um caixa capaz de suportar o aumento dessas despesas.

Exatamente esta última hipótese é que as entidades signatárias veem com extrema preocupação, pois as ações grevistas reivindicatórias, que hoje se alastraram em praticamente todos os setores públicos do Estado, poderão causar conseqüências não convencionais.

Vê-se, que de um lado o Estado se posiciona com grande esforço de forma a atender o máximo suportável pela capacidade financeira do Estado, e do outro lado, os grevistas entendem que ainda é possível conseguir mais.

A carga tributária atual já se encontra em níveis insuportáveis, não havendo espaço para mais aumento de impostos. Há tempos a capacidade contributiva da sociedade está exaurida.

Assim, temerosos que o resultado dessa queda de braço possa provocar aumento de carga tributária ao povo mato-grossense, as entidades que compõem o Fórum Empresarial MT, através desse manifesto público, esperam que as partes (grevistas e governo), não se esquivem de exaurir a possibilidade de alcançar uma solução através do diálogo, para que o Estado volte à normalidade, continuando o seu desenvolvimento econômico, para assim melhor proporcionar justiça social.

Fórum Empresarial MT