Quarta, 22 de junho de 2011, 12h00

CDL coloca a importância da universalização de internet de qualidade

O Brasil tem hoje uma das piores e mais caras internets do mundo”, pontua o vice-presidente da CDL Cuiabá, João Batista Rosa. Entre os pontos listados pela maioria das empresas e pessoas estão: o acesso lento e o fato de que as empresas que ofertam o serviço não se mostram muito preocupadas com a qualidade em geral. Para tentar solucionar a situação, o Ministério das Comunicações está acelerando a implantação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) que prevê, entre os resultados, o incremento e desenvolvimento das pequenas e microempresas brasileiras.

João Rosa descreve a própria experiência empresarial para delinear este processo, que ele considera atrasado no País. “Em meados de 1987, quando eu e mais quatro amigos fundamos nossa empresa, procurei a antiga estatal Embratel, hoje privatizada, em busca de um Telex – “se lembram do que é isso?”– e a fila pra receber o aparelho era de 12 anos. Anos mais tarde me ligam para instalar o equipamento, e perguntei se já conheciam o FAX...”, conta ele, acrescentando que “agora, o grande desafio do PNBL é traduzir suas previsões em ações concretas capazes de promover, direta ou indiretamente, o desenvolvimento da infraestrutura nacional e a maior oferta do serviço, a preços mais baixos e com a tão buscada qualidade”.

A importância - Hoje a internet é essencial para as mais diversas camadas da sociedade, em âmbito empresarial e civil. O gerente comercial da CDL Alta Floresta, Eliseu Pelisson, coloca que no cotidiano organizacional, cerca de 95 a 98% das consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) são feitas via online. “E todos os avisos e notícias da entidade são disponibilizados no site”.

Para as CDLs, bancos, cooperativas de crédito, Sefaz, entre outros órgãos e organizações, é parte fundamental na organização administrativa, acesso a contas correntes ou disponibilização de arquivos diversos ao público. Seja no SPC ou na Sefaz/MT, por exemplo, estes realizam respectivamente 99 e 70% das operações através da Internet. Leia esta e outras notícias no jornal impresso O Lojista, da CDL Cuiabá. (Assessoria de Imprensa CDL Cuiabá: Honéia Vaz/Thalita Marques).