whatsapp
Notícias /
Quarta, 18 de abril de 2018, 13h51
| Tamanho do texto A- A+

CDL Cuiabá comemora 45 anos de fundação nesta quarta-feira

Assessoria de Imprensa

CDL Cuiabá

Uma história marcada pelo empenho e dedicação de empresários que se propuseram a mudar a realidade do comércio local através da união. Dessa forma pode se definir a fundação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) que comemora nesta quarta-feira (18.04) o seu 45º aniversário.

Fundada no ano de 1973, em um período de forte crescimento econômico e de avanço das fronteiras agrícolas de Mato Grosso, a CDL Cuiabá contribuiu e continua contribuindo até os tempos atuais com o avanço do comércio na capital. Hoje é considerada a entidade com maior representatividade do Estado.

Para o atual presidente da entidade, Nelson Soares Junior, desde o início, a CDL Cuiabá não mediu esforços para organizar e alavancar o comércio da cidade, sempre trabalhando junto dos empresários do Capital no intuito de fortalecê-los. “Nestes muitos anos de existência enfrentamos juntos desafios e sempre vimos na união das partes a chave para o sucesso. Por isso, a CDL sempre foi uma casa democrática, feita para discutir ideias e projetos sempre visando o benefício geral, seja para o comércio, seja para a cidade de Cuiabá e seus moradores”, disse, completando ainda, que “a nossa missão enquanto diretoria da CDL Cuiabá exigirá cada vez mais de nós e dos associados, já que ela é estratégica para o movimento lojista estadual e partícipa ativamente nas lutas nacionais, o que nos traz grandes e importantes conquistas para o varejo do País”.

Soares aproveita ainda, para deixar uma mensagem a todos os associados e colaboradores da instituição.

“Que neste momento de comemoração pelos 45 anos da CDL Cuiabá, que os votos de sucesso mútuo seja mais uma vez reforçado, pois a instituição se torna forte graças ao sucesso dos lojistas e parceiros comerciais, além do empenho dos nossos colaboradores. Desejamos estar juntos com todo o comércio e população da nossa capital por mais 45, 90 anos. Parabéns a todos nós que fazemos parte dessa história”.

A História

A CDL Cuiabá foi fundada graças a pujança de um grupo de empresários da capital, já que na época, começou a chegar em Cuiabá empresas de grande porte e sentiram que o comércio aqui ainda era muito provinciano, já que vendiam-se produtos a crédito através de anotações em cadernetas, sem comprovantes legais. “Isso fez, então, com que um empresário, senhor adão flores me procurasse e conversando sobre essa falta de proteção ao crédito, segeri procurarmos a Associação Comercial para que implantasse algum serviço com essa finalidade, mas eles se viram impossibilitados, foi então que tivemos a ideia de implantarmos a CDL Cuiabá, que a principio se chamara Clube dos Dirigentes Lojistas, que começou a funcionar com apenas 20 empresários sob a presidência do Adão Flores. No inicio usamos uma sala improvisada e que nos foi emprestada pela Associação Comercial para as reuniões, em seguida conseguimos trazer o serviço de proteção ao crédito, que funcionava em uma sala locada do edificio Moreira, na Praça da Republica”, disse Ruyter Barbosa, um dos fundadores da entidade, que contou ainda, que “posteriormente, já na década de 70, na próxima gestão, já sendo do Aroldo Arruda, adquirimos um imovel na rua Antônio Maria, foi então que transferimos para lá o SPC e também as reuniões em uma sede própria, daí para frente a CDL cresceu, conseguimos construir nossa atual sede aqui na Getúlio Vargas onde estamos até hoje”.

Sobre a principal conquista da CDL Cuiabá nessas décadas de história, Ruyter explica que o destaque fica com “a representatividade que conquistamos junto ao poder público. A CDL hoje possui um prestigio muito grande e isso devido a sua atuaçao durante todos esses anos, adquiriu esse estatus de representante legitima do comércio de Cuiabá. Hoje, eu acho que conquistamos muita coisa, mas vejo que ainda tem muita coisa para ser feita. O comércio é muito dinamico e ele evolui com uma rapidez tão grande e cada vez mais, principalmente com as novas tecnologias, a CDL tem a obrigação de acompanhar esse desenvolvimento, mas ela esta no caminho certo. A atual gestão tem se preocupado bastante em atualização do conhecimento do lojista. O nosso presidente que esta a frente da gestão esta conduzindo os trabalhos de uma forma muito eficaz e com resultados. Eu fico muito feliz hoje em ver a CDL nessa posição”, salientou.

Já em relação ao futuro da entidade, Ruyter afirma que deseja que ela continue crescendo para acompanhar o desenvolvimento. “Tenho certeza que essa nova geração que esta vindo ai de dirigentes já estão empenhados em manter a entidade bem forte e sempre firme. A CDL teve muita sorte em seus gestores. Todos eles, durante todos esses anos, procuraram levar a entidade para frente. Nós não tivemos nenhum presidente que não tenha deixado seu legado de trabalho e esforço, então, graças a isso que hoje a CDL é forte. Se ela tivesse tido tropeços ao longo da sua trajetória, não seria tão forte e não teria o nome que tem hoje”, finalizou.

PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL