Quinta, 11 de novembro de 2010, 11h21

CDL e entidades vão se reunir com Prefeito

Acontece amanhã, 12, às 9h, na Prefeitura, gabinete do prefeito Chico Galindo, a reunião entre um representante de cada entidade classista empresarial e da sociedade organizada para tratar da base de cálculos do IPTU.

Lembrando o assunto, no dia 9, líderes empresariais e de várias entidades e organizações de Cuiabá se reuniram na Câmara de Dirigentes Lojistas-CDL Cuiabá, com o objetivo de discutir a planta genérica sobre a qual foi baseado o aumento do IPTU na capital.

Entre os tópicos colocados estiveram os questionamentos sobre as bases dos valores de cálculos, que agrega a especulação da Copa 2014 e não o valor real dos imóveis.

Os representantes das entidades classista-empresariais lembraram que além dos imóveis não terem valor real condizente com a tabela de progressão utilizada pela Prefeitura, grande parte dos imóveis comerciais são locados. O alto valor do reajuste do IPTU, obrigatoriamente pago pelos locatários acabará se tornando um brutal aumento no custo do aluguel.

Outro apontamento é que as famílias serão penalizadas. O imóvel que é “bem de família”, ou seja, que não usufrui da especulação, pois não se pretende vender, acarretará ônus altos para os bolsos dos cidadãos, que não tiveram aumento salarial. O que se requer, segundo os líderes presentes na reunião, é um reajuste em acordo com o índice inflacionário do período e alíquotas mais estudadas e em acordo com a atual realidade imobiliária de Cuiabá e não especulativa da Copa 2014.

Estiveram presentes nesta reunião, além do vereador Lúdio Cabral, representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas-CDL Cuiabá; Associação Comercial de Cuiabá-ACC; Ordem dos Advogados do Brasil-OAB/MT; Federação das CDLs; Sindipetróleo; Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção de Mato Grosso (Acomac-MT); Universidade Federal de Mato Grosso; Sincofarma e Associação Mato-Grossense Com. Autopeças Máquinas Ferramentas-ACAMAFE, entre outras.