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Quinta, 12 de maio de 2011, 08h03
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CNDL indica mais cuidado na oferta de crédito

Preocupado com a possibilidade de aumento do calote no comércio, o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Júnior, enviará hoje (11) uma carta aos seus 800 mil associados recomendando, pela primeira vez, moderação na oferta de crédito. "Indicaremos aos associados um aperto de parafuso da concessão de crédito", disse. "O aconselhamento é importante principalmente para o pequeno, que não tem essa análise e não toma medidas preventivas".

Para o executivo, não há motivo para preocupação com uma possível queda nas vendas após o "fechamento da torneira" porque o mercado está "comprador" no momento. Não se trata de negar crédito. É preciso, segundo ele, puxar o consumo para um nível em que a inadimplência não seja significativa. "É sinalizar para o consumidor que não gaste mais do que ganhe". Isso significa, conforme Pellizzaro Junior, que o lojista precisa ficar mais atento ao perfil de seu cliente e verificar itens como gastos com energia elétrica e comprometimento com pagamento de aluguel, entre outros itens que podem ser sondados no momento em que o cadastro para o pagamento a prazo é feito.

"Pior do que não vender é vender e não receber". A avaliação da CNDL de que a demanda estava reprimida e tem ganhado força com o aumento do emprego e salários recebeu base técnica após a divulgação, pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), de que a maior parte das famílias brasileiras registrou em 2010 um gasto mensal acima da renda média mensal. Veja esta e outras notícias no www.gazetatdigital.com.br

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