CNDL indica mais cuidado na oferta de crédito
Para o executivo, não há motivo para preocupação com uma possível queda nas vendas após o "fechamento da torneira" porque o mercado está "comprador" no momento. Não se trata de negar crédito. É preciso, segundo ele, puxar o consumo para um nível em que a inadimplência não seja significativa. "É sinalizar para o consumidor que não gaste mais do que ganhe". Isso significa, conforme Pellizzaro Junior, que o lojista precisa ficar mais atento ao perfil de seu cliente e verificar itens como gastos com energia elétrica e comprometimento com pagamento de aluguel, entre outros itens que podem ser sondados no momento em que o cadastro para o pagamento a prazo é feito.
"Pior do que não vender é vender e não receber". A avaliação da CNDL de que a demanda estava reprimida e tem ganhado força com o aumento do emprego e salários recebeu base técnica após a divulgação, pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), de que a maior parte das famílias brasileiras registrou em 2010 um gasto mensal acima da renda média mensal. Veja esta e outras notícias no www.gazetatdigital.com.br