Terça, 17 de maio de 2011, 08h39

Comércio obtém boa performance

O primeiro quadrimestre deste ano registrou bons números para o comércio varejista de Cuiabá. No período, as consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), parâmetro utilizado para medir o volume de vendas, tiveram aumento de 11,73% em relação aos 4 primeiros meses do ano anterior. Resultado demonstra que as medidas baixadas pelo governo federal para restringir o crédito e conter a inflação, por enquanto, não surtiram efeito.

Para o superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), Nelson Soares, o aumento no número de pessoas empregadas e os bons resultados obtidos pelo agronegócio e pela construção civil foram os principais responsáveis pelo crescimento. "A maior circulação do dinheiro reflete diretamente no comércio".

Outro fator apontado pelo superintendente é que as medidas anunciadas pelo governo precisam de um tempo até apresentarem resultados práticos. "Por isso, acreditamos que novos aumentos na taxa de juros devem ocorrer nos próximos meses, até que haja o enquadramento da economia na meta inflacionária estabelecida pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, para este ano".

Cuiabá registra aumento gradativo nas vendas desde o segundo semestre de 2009. Gerente de uma loja de colchões da Capital, Brás Gomes Santana, afirma que o impacto foi sentido no crediário. "Continuamos registrando um bom volume de vendas, sobretudo com cartões de crédito. Se continuarmos assim, 2011 vai repetir o bom ano de 2010". O superintendente da CDL projeta boas vendas para o Dia dos Namorados. "Se o governo continuar a subir a taxa de juros, poderemos sentir uma desaceleração a partir de agosto, no Dia dos Pais".

Calote - A inadimplência dos consumidores caiu 1,55% em abril em relação a março, segundo dados divulgados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma alta de 3,5%, que a entidade atribui ao encarecimento do crédito. Veja esta e outras notícias no www.gazetadigital.com.br