Comércio: Páscoa movimenta o período
*Estimativa é de que pequenas fábricas e as caseiras, lojas e supermercados impactem mais de 800 novos postos de trabalho em MT neste período
Em Mato Grosso, a Páscoa 2011 responde por mais de 400 vagas de emprego temporário no Comércio.
Para atender às grandes redes supermercadistas do Estado, o pessoal empregado diretamente pelas fábricas das grandes e médias marcas de chocolates chega a 242, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem). As agências de empregos contratadas apontam que a maioria destas são direcionadas, principalmente, a 10 municípios – Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Alta Floresta, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Cáceres.
No âmbito de distribuidoras locais de marcas diversas, a média de contratação é variável, mas significativa para o período, que abrange três fases: primeira para supervisores e montadores de parreiras e outras duas fases para promotoras e continuidade dos supervisores. A Soma Distribuidora (representante da Nestlé), por exemplo, contratou 3 pessoas. A Dibox (Lacta) fez 15 novas contratações.
Lojas também estão somando positivamente neste contexto. A empresária Angelina Carneiro, da Cacau Show, possui 3 lojas em Cuiabá e 1 em Várzea Grande. Para atender a alta demanda da época (acima de 100% em comparativo com um mês comum), já que sua empresa é especializada em chocolates, ela aumentou seu quadro de atendentes em mais 15 pessoas. “E sempre efetivamos alguns”, conta.
O presidente da CDL Cuiabá, Paulo Gasparoto, informa que hoje a Páscoa já representa, em âmbito nacional, o segundo evento de maior contratação temporária, com 70 mil empregos, ficando atrás apenas do Natal, com 140 mil, “sendo mais de 90 mil para o Comércio”. Em Mato Grosso,ele acredita em mais de 400 vagas para o Comércio. “Lembrando que esta data tem um apelo comercial bem menor que o Natal, 400 é um número importante. E acreditamos que aumentará muito mais nos próximos anos, pois as grandes marcas ainda não direcionam promotores, supervisores e montadores para todos os municípios, o que, com o crescente desenvolvimento do comércio e poder aquisitivo de todas as cidades mato-grossenses, começará a acontecer aceleradamente”.
O dirigente lojista lembra que só na capital mato-grossense, o Natal proporcionou um impacto positivo de mais de 8 mil empregos temporários. “Relevante lembrar que a maioria destes trabalhadores são jovens entre 18 e 21 anos, no primeiro emprego, tendo aí sua primeira oportunidade na carreira profissional”. Ele acrescenta que somado o percentual da Indústria, fábricas caseiras e lojas de revenda, o número para a Páscoa deve ser bem maior, ultrapassando as 800 vagas no Estado.
Em todo o Brasil, “o índice é 10% maior que o do ano passado”, informa o presidente da Asserttem, Vander Morales, completando que no total, Indústria e Comércio, Mato Grosso responde por 602 vagas nesta Páscoa. O levantamento não inclui fábricas caseiras, que chegam a triplicar seu movimento, atendendo a escolas, comércio, festas e venda direta ao consumidor, o que percentualmente pode ser estimado pelo aumento nas vendas de produtos para fabricação caseira. Segundo a assessoria executiva da Sorv & Cia, os acréscimos nas vendas são superiores a 100%. A empresa também aumenta seu quadro funcional nesta época, que este ano contabiliza mais 4 pessoas, sendo comum a efetivação de até 2 funcionários a cada término das semanas de mais pico nas vendas de chocolates e artigos complementares.
A RH Brasil responsável pela contratação de 45 pessoas para atuar pela marca Nestlé, em supermercados de 6 municípios de Mato Grosso, estima o mesmo percentual para Mato Grosso. “O número de vagas para esta data, em nossa agência, cresceu em torno de 10 a 15%”, fala a gerente da empresa, Josiane Gimenes.
A Mega Eventos, até o final da Páscoa, empregará o total 70 pessoas para atuar como promotoras, supervisoras e montadoras de parreiras da marca Garoto, para 8 municípios de Mato Grosso. A coordenadora da empresa, Flora Felix Londrero, afirma que o emprego temporário relacionado a datas comemorativas e promoções, tem crescido no Estado. Os ciclos de promoções não param e são independentes do calendário comercial, englobando também lançamentos de produtos, estratégias de fortalecimento de marcas em determinadas regiões, entre outros contextos. Na convocação de pessoal, o ganho financeiro é um atrativo e os promotores de melhor desempenho são sempre chamados, podendo estabelecer uma renda melhor e mais previsível. “A média salarial nesta Páscoa, por exemplo, é de R$ 645,00 fixo para cada 30 dias de trabalho, mais R$19,00/dia de ajuda de custo, o que dá um ganho em torno de R$1.215,00, por 8 horas/dia”.
Josiane completa que em torno de 20% dos empregados na Páscoa, e temporários em geral, são contratados. “Este trabalho funciona muito bem como teste para avaliação do perfil, explica, colocando que já chegou a ter casos de “50% da equipe efetivada, pela alta qualidade da mão-de-obra”. Os melhores candidatos a ganhar emprego fixo, segundo ela, são os que apresentam muito mais do que conhecimento técnico do produto (para o qual há treinamentos). “A maior deficiência no mercado de hoje é de mão-de-obra com perfil comportamental adequado – que tenha boa comunicação interpessoal; que apresente liderança; seja pró-ativo e realmente esforçado e disposto. “Atualmente tenho 35 mil currículos em meu banco de dados e, entre os que já estão empregados e os disponíveis a uma vaga, ainda tenho muita dificuldade de encontrar o perfil condizente com os desafios da atualidade”.
Os pré-requisitos para ser um promotor de produtos de Páscoa, segundo a assessoria da Lacta, englobam idade mínima de 18 anos, ter graduação escolar com ensino médio completo e “boa comunicação”, regras comuns em quase todas as listas das agências, pois o principal papel de um promotor de vendas é explicar as qualidades do produto, missão que pode incrementar as vendas acima de 20% de uma marca para outra, ressaltando-se que estas, atualmente, têm produtos similares, mas concorrem principalmente com as novidades “lançadas todos os anos, praticamente”, fala Gasparoto. A Lacta disponibilizou 6 mil vagas para a Páscoa 2011 em todo o País, sendo 40% destas para São Paulo. Para os demais estados, a empresa não revela números.
De acordo com o estudo da Asserttem, do total de contratados 28% deverão ser efetivados após a data comemorativa, representando trabalho efetivo para 19,6 mil brasileiros. Jovens sem experiência poderão preencher 22% das vagas abertas. Gasparoto lembra que o percentual é bastante interessante, já que, segundo a última pesquisa do IBGE, o setor de prestação de serviços terceirizados e/ou temporários liderou o avanço das vagas formais, “com crescimento na oferta de empregos de 36,5% entre 2003 e 2010”. (Assessoria de Imprensa CDL Cuiabá: Honéia Vaz)
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Encontro de Empresários
CDL Cuiabá promove encontro para debater desafios e oportunidades entre novos empreendedores
DIGIPARE
CDL Cuiabá reforça cobrança para melhorias na execução do Estacionamento Rotativo
1º DE MAIO
Feriado de Dia do Trabalhador terá comércio de portas fechadas na capital