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Quinta, 24 de março de 2011, 06h06
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Comércio: Páscoa movimenta o período

*Estimativa é de que pequenas fábricas e as caseiras, lojas e supermercados impactem mais de 800 novos postos de trabalho em MT neste período

 

Em Mato Grosso, a Páscoa 2011 responde por mais de 400 vagas de emprego temporário no Comércio.

 

Para atender às grandes redes supermercadistas do Estado, o pessoal empregado diretamente pelas fábricas das grandes e médias marcas de chocolates chega a 242, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem). As agências de empregos contratadas apontam que a maioria destas são direcionadas, principalmente, a 10 municípios – Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Alta Floresta, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Cáceres.

 

No âmbito de distribuidoras locais de marcas diversas, a média de contratação é variável, mas significativa para o período, que abrange três fases: primeira para supervisores e montadores de parreiras e outras duas fases para promotoras e continuidade dos supervisores. A Soma Distribuidora (representante da Nestlé), por exemplo, contratou 3 pessoas. A Dibox (Lacta) fez 15 novas contratações.

 

Lojas também estão somando positivamente neste contexto. A empresária Angelina Carneiro, da Cacau Show, possui 3 lojas em Cuiabá e 1 em Várzea Grande. Para atender a alta demanda da época (acima de 100% em comparativo com um mês comum), já que sua empresa é especializada em chocolates, ela aumentou seu quadro de atendentes em mais 15 pessoas. “E sempre efetivamos alguns”, conta.

 

O presidente da CDL Cuiabá, Paulo Gasparoto, informa que hoje a Páscoa já representa, em âmbito nacional, o segundo evento de maior contratação temporária, com 70 mil empregos, ficando atrás apenas do Natal, com 140 mil, “sendo mais de 90 mil para o Comércio”. Em Mato Grosso,ele acredita em mais de 400 vagas para o Comércio. “Lembrando que esta data tem um apelo comercial bem menor que o Natal, 400 é um número importante. E acreditamos que aumentará muito mais nos próximos anos, pois as grandes marcas ainda não direcionam promotores, supervisores e montadores para todos os municípios, o que, com o crescente desenvolvimento do comércio e poder aquisitivo de todas as cidades mato-grossenses, começará a acontecer aceleradamente”.

 

O dirigente lojista lembra que só na capital mato-grossense, o Natal proporcionou um impacto positivo de mais de 8 mil empregos temporários. “Relevante lembrar que a maioria destes trabalhadores são jovens entre 18 e 21 anos, no primeiro emprego, tendo aí sua primeira oportunidade na carreira profissional”. Ele acrescenta que somado o percentual da Indústria, fábricas caseiras e lojas de revenda, o número para a Páscoa deve ser bem maior, ultrapassando as 800 vagas no Estado.

 

Em todo o Brasil, “o índice é 10% maior que o do ano passado”, informa o presidente da Asserttem, Vander Morales, completando que no total, Indústria e Comércio, Mato Grosso responde por 602 vagas nesta Páscoa. O levantamento não inclui fábricas caseiras, que chegam a triplicar seu movimento, atendendo a escolas, comércio, festas e venda direta ao consumidor, o que percentualmente pode ser estimado pelo aumento nas vendas de produtos para fabricação caseira. Segundo a assessoria executiva da Sorv & Cia, os acréscimos nas vendas são superiores a 100%. A empresa também aumenta seu quadro funcional nesta época, que este ano contabiliza mais 4 pessoas, sendo comum a efetivação de até 2 funcionários a cada término das semanas de mais pico nas vendas de chocolates e artigos complementares.

 

A RH Brasil responsável pela contratação de 45 pessoas para atuar pela marca Nestlé, em supermercados de 6 municípios de Mato Grosso, estima o mesmo percentual para Mato Grosso. “O número de vagas para esta data, em nossa agência, cresceu em torno de 10 a 15%”, fala a gerente da empresa, Josiane Gimenes.  

 

A Mega Eventos, até o final da Páscoa, empregará o total 70 pessoas para atuar como promotoras, supervisoras e montadoras de parreiras da marca Garoto, para 8 municípios de Mato Grosso. A coordenadora da empresa, Flora Felix Londrero, afirma que o emprego temporário relacionado a datas comemorativas e promoções, tem crescido no Estado. Os ciclos de promoções não param e são independentes do calendário comercial, englobando também lançamentos de produtos, estratégias de fortalecimento de marcas em determinadas regiões, entre outros contextos. Na convocação de pessoal, o ganho financeiro é um atrativo e os promotores de melhor desempenho são sempre chamados, podendo estabelecer uma renda melhor e mais previsível. “A média salarial nesta Páscoa, por exemplo, é de R$ 645,00 fixo para cada 30 dias de trabalho, mais R$19,00/dia de ajuda de custo, o que dá um ganho em torno de R$1.215,00, por 8 horas/dia”.

 

Josiane completa que em torno de 20% dos empregados na Páscoa, e temporários em geral, são contratados. “Este trabalho funciona muito bem como teste para avaliação do perfil, explica, colocando que já chegou a ter casos de “50% da equipe efetivada, pela alta qualidade da mão-de-obra”. Os melhores candidatos a ganhar emprego fixo, segundo ela, são os que apresentam muito mais do que conhecimento técnico do produto (para o qual há treinamentos). “A maior deficiência no mercado de hoje é de mão-de-obra com perfil comportamental adequado – que tenha boa comunicação interpessoal; que apresente liderança; seja pró-ativo e realmente esforçado e disposto. “Atualmente tenho 35 mil currículos em meu banco de dados e, entre os que já estão empregados e os disponíveis a uma vaga, ainda tenho muita dificuldade de encontrar o perfil condizente com os desafios da atualidade”.

 Os pré-requisitos para ser um promotor de produtos de Páscoa, segundo a assessoria da Lacta, englobam idade mínima de 18 anos, ter graduação escolar com ensino médio completo e “boa comunicação”, regras comuns em quase todas as listas das agências, pois o principal papel de um promotor de vendas é explicar as qualidades do produto, missão que pode incrementar as vendas acima de 20% de uma marca para outra, ressaltando-se que estas, atualmente, têm produtos similares, mas concorrem principalmente com as novidades “lançadas todos os anos, praticamente”, fala Gasparoto. A Lacta disponibilizou 6 mil vagas para a Páscoa 2011 em todo o País, sendo 40% destas para São Paulo. Para os demais estados, a empresa não revela números.

De acordo com o estudo da Asserttem, do total de contratados 28% deverão ser efetivados após a data comemorativa, representando trabalho efetivo para 19,6 mil brasileiros. Jovens sem experiência poderão preencher 22% das vagas abertas. Gasparoto lembra que o percentual é bastante interessante, já que, segundo a última pesquisa do IBGE, o setor de prestação de serviços terceirizados e/ou temporários liderou o avanço das vagas formais, “com crescimento na oferta de empregos de 36,5% entre 2003 e 2010”. (Assessoria de Imprensa CDL Cuiabá: Honéia Vaz)

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