Quarta, 04 de maio de 2011, 12h13

Copa 2014: Mobilidade Urbana ganhará outra tônica

Entre os legados que a Copa 2014 deixará para a população brasileira, nas cidades sedes, a exemplo de Cuiabá-MT, está a melhoria na Mobilidade Urbana.

Conforme o presidente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Otávio Vieira da Cunha Filho, a transformação vem em boa hora. “Atualmente, há uma grave crise de Mobilidade Urbana na maioria ou em todas as capitais brasileiras, agravada pelo fato de que com a estabilidade da moeda, e incremento de poder aquisitivo do brasileiro, aumentou-se o número de carros e motos em circulação”

Ele explica que o Governo Federal, por cerca de 25 anos, e até então, esteve ausente desta questão. “Mas, a reboque de Jogos Olímpicos e Copa 2014, o Governo Federal, no PAC 1, denominado da Mobilidade, liberou cerca de R$ 11 bilhões para 9 cidades brasileiras para construção de 24 corredores de BRT. No PAC 2, foram liberados mais R$ 18 bilhões, para cidades com mais de 700 mil habitantes, que pode ser enquadrado o caso de áreas conurbadas, como Várzea Grande-Cuiabá. E agora está tramitando no Senado uma Lei de Diretrizes para Transporte Público”.

Capital – Em Cuiabá, a lista da Agecopa traz 23 grandes obras, entre viadutos, trincheiras, alargamento de pistas, adequação de capacidade e segurança e melhoria das vias, a serem realizadas nas avenidas Miguel Sutil e Fernando Corrêa, em Cuiabá, e Avenida da FEB em Várzea Grande.

“Tendo em conta a influência das estratégias de mobilidade e acessibilidade urbana na movimentação do Comércio, podemos prever a melhoria na cidade, com benefícios tanto para motoristas quanto pedestres ao se locomoverem em Cuiabá e Várzea Grande para fazer alguma compra, ir para o trabalho ou mesmo quando o assunto é lazer”, informa o vice-presidente da CDL Cuiabá, João Batista Rosa. (Assessoria de Imprensa CDL Cuiabá: Honéia Vaz)