whatsapp
Notícias /
Sábado, 09 de julho de 2011, 10h11
| Tamanho do texto A- A+

Dia Nacional do Homem

A data é pouco divulgada, consequentemente, pouco conhecida pela população de modo geral. Estaria aí, talvez, mais uma oportunidade comercial para o Comércio? Vale lembrar que o mês de julho (quando é comemorado o Dia do Homem) é também um mês sem nenhuma data comemorativa significativa. Internacionalmente, a data é comemorada no dia 19 de novembro, desde 1999. No Brasil, 15 de julho.  

A cultura de presentear em datas comemorativas, sejas as religiosas ou não, como é o caso do Natal, do Dia das Mães e do Dia dos Namorados é bastante popular no Brasil. As lembrancinhas também fazem parte do contexto, como os botões de rosas, no Dia das Mulheres, impactando aumentos de mais de 40% nas floriculturas, tendo em conta que, na atualidade, estes itens são comprados não apenas como agrado às mulheres da família ou amigas, mas em larga escala para atender à política interna de muitas empresas, que vêem aí a oportunidade de valorização da força feminina de seu quadro de funcionários. O resultado é que o calendário comercial, em relação a períodos comuns, movimenta amplamente o comércio, “trazendo, respectivamente, um crescimento sazonal nas vendas de 50%, 30% e 15%, nas citadas datas acima (o que pode variar de acordo com o segmento de comércio). E, ano a ano, é observado mais aumento ainda nas vendas em cada uma dessas datas”, informa Nelson Soares, superintendente da CDL Cuiabá.

Tudo depende da criatividade de cada lojista, pois datas interessantes para se criar um apelo comercial e lançar campanhas não faltam. Todos os dias, segundo o calendário nacional, são comemorados momentos históricos e movimentos sociais, santos, homenageadas profissões, entre outros. No caso dos santos, por exemplo, para se ter uma idéia de como é significativo o apelo comercial em todas as  vertentes, a gerente da loja Alto Astral, Lena Campos, conta que “nas proximidades com os chamados ‘dias santos’ mais populares, as vendas de artigos que lembram estes personagens chegam a mostrar um aumento de até 15%”.

As micaretas é outra grande idéia que nasceu da observação de o quanto o carnaval movimenta a economia. E hoje é sucesso garantido e faz parte do calendário de várias cidades como “carnaval fora de época”. Portanto, tendo como ponto de partida várias datas tradicionais, ou aquelas que precisam ser melhor divulgadas, temos um amplo cenário de trabalho, “que cada lojista, de acordo com o perfil de seu público-alvo pode utilizar”, informa Nelson. (Assessoria de Imprensa CDL Cuiabá: Honéia Vaz/Thalita Marques)

PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL