Sábado, 28 de maio de 2011, 08h46

Dono da Ricardo Eletro “dá aula”

De vendedor de mexericas a dono de uma das maiores varejistas do país. Essa trajetória foi narrada pelo próprio protagonista, o empresário Ricardo Nunes, da Ricardo Eletro, durante sua palestra no do 27º Encontro Nacional dos Sindicatos Patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, encerrado ontem, em Cuiabá.

As primeiras lições sobre vendas foram aprendidas nas ruas com a concorrência, que o obrigou a comercializar as frutas por um preço melhor. Esperto, o mineiro logo entendeu a dinâmica do mercado. “Não adianta vender barato. Tem que gritar”, contou aos participantes que assistiram a uma verdadeira aula de liderança e empreendedorismo.

Em março do ano passado, a Ricardo Eletro e a Insinuante se fundiram para dar lugar à Máquina de Vendas, a segunda maior varejista do Brasil – passou o até então líder, Magazine Luisa – que tem braços no Estado. Logo que a Máquina de Vendas se consolidou no mercado trouxe para a fusão, a mato-grossense City Lar, que atualmente é a expansão da varejista nas regiões Norte e Centro-Oeste.

Atuante em seus negócios, o empresário enfatizou que para ser líder é preciso valorizar a equipe, e sua rede são mais de 20 mil funcionários. “Respeito é fundamental e gratidão. As pessoas perderam o conceito dessa palavra”, desabafou.

A vaidade foi criticada. De acordo com ele, todo o líder deve ser humilde e trabalhar junto à equipe. Como exemplo disso, Ricardo acrescentou que carrega caixas, distribui tablóides, mesmo sendo o proprietário da rede, e ainda afirmou que não é injusto, pois tal comportamento quebra qualquer liderança. Esse modo de ser não é nenhum disfarce. Sendo de uma personalidade simples, o empresário consegue corrigir constantemente os erros de seus funcionários e transmitir conhecimento.

“A regra do jogo é dar mais e receber menos”. Para ele, essa é a fórmula do sucesso, pois permite o envolvimento, o foco, e quando menos se espera ele (sucesso) chega. Saber se posicionar também é importante. “A Ricardo Eletro definiu seu objetivo. Nosso conceito é vender mais barato e cobrir qualquer oferta”, justificou.

NOVIDADES - A Ricardo Eletro é conhecida pelos consumidores como uma empresa que oferece melhores preços e condições de pagamento. O empresário já planeja lançar um modelo de motocicleta no mercado. O nome da marca, própria do Grupo, é Flash. Segundo disse Ricardo, as motocicletas serão feitas pelos melhores fabricantes da China e vendidas em todas as lojas do Grupo. Veja esta e outras notícias no www.diariodecuiaba.com.br