Quarta, 29 de dezembro de 2010, 08h08

Expectativas ao varejo foram superadas, segundo entidades

As vendas deste ano entraram para história com um dos melhores desempenhos já vistos

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) divulgou ontem o resultado de uma pesquisa realizada junto a 25 empresas de médio e grande portes do varejo cuiabano. Os números confirmam o excelente desempenho do comércio durante o período natalino: crescimento de 14,70% em relação a 2009. Todos os setores registraram incremento e o destaque ficou por conta dos segmentos de eletroeletrônicos, presentes, eletrodomésticos, confecções, calçados e alimentação.

“Podemos afirmar com segurança que as vendas superaram as expectativas e este foi o melhor Natal dos últimos anos para o comércio da Grande Cuiabá”, salientou o presidente da Câmara Tributária da Federação do Comércio do Estado (Fecomércio) e vice-presidente da CDL, Paulo Gasparoto.

As explicações para o “excepcional” desempenho das vendas, conforme disse ontem ao Diário, são a estabilidade econômica, recuperação do poder de compra da população, facilidades de crédito e queda das taxas de juros. “A conjuntura econômica atual é favorável aos investimentos e ao consumo e o comércio está apenas experimentando o reflexo desse bom fluido da economia no final do ano”, disse.

Outro fator que segundo Gasparoto contribuiu com relevância para o aquecimento do consumo é a “confiança do consumidor” na economia brasileira. “O consumidor acha que o Brasil continuará bem nos próximos anos. Isso, por si só, dá mais confiança à população, gerando um aumento no consumo”.

Para Gasparoto, o comércio deverá continuar aquecido no finalzinho do ano e também em janeiro. “As promoções e liquidações que as lojas estão fazendo vão manter o consumo em um patamar elevado. Já estamos sentindo isso na semana pós-Natal e acreditamos que o movimento prosseguirá nas próximas semanas”.

OUTROS SETORES – Outros setores da atividade comercial, como os shoppings e os supermercados, também registraram bom desempenho na semana do Natal.

No Pantanal Shopping, o Natal deste ano foi aquecido por mais uma campanha promocional que sorteará um Hyundai ix35 0-Km no dia 4 de janeiro. Os presentes registraram ticket médio de R$ 255 e a promoção ultrapassa a marca dos R$ 10 milhões em notas trocadas.

De acordo com informações do shopping, a expectativa de crescimento de 25% nas vendas e de 20% no fluxo de pessoas no período do Natal, em relação ao ano passado, foi superada. No dia 23 de dezembro, mais de 70 mil pessoas passaram pelo Pantanal Shopping, um movimento cerca de 130% maior se comparado a uma quinta-feira comum. Os produtos mais vendidos foram os celulares, roupas, eletroeletrônicos e os brinquedos. A promoção do Pantanal Shopping segue até o dia 3 de janeiro.

Para o Goiabeiras Shopping, o Natal também foi bastante lucrativo. De acordo com o superintendente Adilson Marante, as vendas de Natal deste ano atingiram as expectativas. “Tivemos um aumento nas vendas de cerca de 30% em relação ao ano passado”, disse ele. O destaque foram as peças de vestuário, em geral, e calçados. “Esperamos vender mais nesta semana, pois a promoção do carro ainda está valendo. Clientes poderão colocar os cupons nas urnas às 18h30 desta quinta-feira”, lembrou. O sorteio do Minicooper será realizado no mesmo dia, às 21 horas.

O segmento de supermercados também faturou alto. De acordo com Izilda Maria, gerente regional da rede Comper, as vendas para a ceia do Natal foram média 15% superiores às vendas do mesmo período do ano passado. “O nosso estoque de aves foi em todo vendido, mas também comercializamos muitas carnes. Para o ano novo, estamos prevendo um aumento de 20% nas vendas de bebidas, suínos, bacalhau, carne bovina e frutas frescas”, disse ela.

Marcondes Maciel – Diário de Cuiabá