Quinta, 26 de maio de 2011, 08h29

Indústria Otimista

Sondagem Industrial realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em Mato Grosso mostra o otimismo do empresário local em relação à expectativa de produção, geração de empregos e investimentos no Estado. Ao todo foram pesquisadas 130 empresas divididas em dois grupos, sendo 83 de pequeno porte e 47 médio e grande. A previsão da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) para 2011 é de que a economia cresça 10% em relação ao ano passado, por conta da atual conjuntura econômica e da expansão do agronegócio no Estado.

“A pesquisa mostra que a nossa economia está aquecida e segue no caminho certo, com perspectivas de crescer cada vez mais nos próximos meses”, avalia o presidente da Fiemt, Jandir Milan, que aponta alguns fatores que irão alavancar esse crescimento nos próximos anos, como a conclusão do asfaltamento da BR-163 (Cuiabá-Santarém) e a Copa do Mundo de 2014.

“O empresário está otimista em relação ao futuro e tem perspectiva de produzir mais, gerar mais empregos e ampliar os investimentos. O cenário econômico continua positivo e tudo indica que continuaremos evoluindo”, afirmou Milan.

Segundo ele, a sondagem tem como objetivo mostrar indicadores de tendência passada e futura e de satisfação do empresário. Os indicadores permitem, a empresários e analistas econômicos, acompanhar a evolução recente da indústria, conhecer o sentimento do empresário e prever sua evolução futura.

Os indicadores, elaborados com base na sondagem, são importantes para a análise de curto prazo do desempenho da indústria mato-grossense, do Centro-Oeste e do Brasil, além de permitir avaliar o comportamento dos estoques de produtos finais, a situação financeira das empresas, os principais problemas enfrentados pelas empresas e as expectativas dos empresários.

A maioria dos resultados da Sondagem Industrial é divulgada na forma de indicadores que variam de zero a 100 pontos. Os indicadores acima de 50 pontos indicam crescimento e, abaixo desse índice, queda da atividade.

No quadro de indicadores sobre o volume de produção da empresa, Mato Grosso obteve o índice de 42,2 em abril, contra 46,7 em março. Já o nível de utilização da capacidade instalada da empresa apontou índice de 38 em abril e, em março, 38,4.

Os estoques de produtos finais de empresas, com relação ao planejado/desejado situaram-se no índice de 42,6 em março e 46,9 em abril. Segundo Milan, estoques menores não significaram necessariamente um desaquecimento, uma vez que a empresa pode ter vendido mais.

Já a perspectiva para os próximos seis meses, com relação à demanda por produtos, atingiu o indicador de 57 em abril e 66 em março. Em relação à compra de matéria-prima, o desempenho foi de 65,6 em março e de 57 em abril.

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) mostra 58,8 em maio e 58,3 em abril. O indicador de expectativa passou de 63,1, em março, para 64,2 em abril e 64,9 em maio.

O presidente da Fiemt acredita que com a pavimentação da BR-163, os produtores mato-grossenses ganharão uma nova rota de escoamento, a partir da utilização do Porto de Santarém. A expectativa é de que, dentro de um ano, segundo previsões de entidades produtoras, Mato Grosso esteja exportando 10 milhões de toneladas de soja via Santarém. Veja esta e outras notícias no
www.diariodecuiaba.com.br