Sexta, 19 de novembro de 2010, 09h47

Lojas abrem no feriado

O comércio de Cuiabá vai funcionar normalmente neste sábado (20), feriado facultativo em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Com a proximidade do fim de ano e a injeção do 13º salário no mercado mato-grossense os lojistas devem aproveitar o sábado para aquecer as vendas. Segundo o vice-presidente da Federação do Comércio, Bens e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Hermes Martins, a convenção coletiva deste ano, firmada entre representantes da categoria e patrões, assegura o funcionamento do comércio nesta data. Os empresários que optaram por trabalhar no feriado devem respeitar o direito do funcionário quanto ao pagamento em dobro do dia trabalhado, além de um dia de folga adicional.

Paulo Gasparoto, vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), acredita que os estabelecimentos deverão abrir normalmente. Uma pesquisa feita pela entidade aponta que boa parte dos lojistas da Capital, na região central, vai abrir neste sábado. A estimativa da entidade é que 30% do valor do 13º salário sejam gastos com presentes de Natal. De acordo com o Dieese, o mercado mato-grossense vai receber a injeção de R$ 1,2 bilhão com o pagamento do abono de fim de ano.

O proprietário das lojas Moda Verão, Júnior Vidotti, é um dos empresários que vai abrir neste feriado. "As vendas costumam ser maiores no sábado, principalmente nas lojas localizadas em bairros". As atividades nos 3 shoppings de Cuiabá (Pantanal, Goiabeiras e Três Américas) também ocorrerão normalmente. Em todos esses estabelecimentos o funcionamento das lojas será das 10h às 22h. A abertura do shopping neste feriado está assegurada por Lei Municipal. Já nos feriados de 25 de dezembro (Natal), 1º de janeiro (Ano Novo), Sexta-feira da Paixão e 1º de maio (Dia do Trabalho) são datas comemorativas em que o comércio não poderá abrir. A decisão cumpre o acordo coletivo de trabalho 2010/2011.

Neste sábado as lotéricas também vão atender o público. Conforme o presidente do Sindicato dos Empresários Lotéricos (Selomat), Ademir Souza, as atividades serão realizadas das 8h às 12h. Nos supermercados, o funcionamento ficará a critério de cada empresa. "Iremos abrir normalmente", diz o coordenador da rede Compre Mais, Cláudio Marques. O grupo tem 12 unidades em Cuiabá e Várzea Grande. Veja esta e outras notícias no www.gazetadigital.com.br.